Análise: Atlético-MG dorme líder, vê desafio de melhorar atuações e terá novo time a partir de agora

18/07/2022 09h00


Fonte Globoesporte.com

O Atlético-MG venceu o Botafogo. Era o que interessava. Mas o placar de 1 a 0 não conseguirá esconder que há pungente necessidade de melhora na performance. O Galo enfrentou um adversário combalido, com desfalques, eliminado duramente na Copa do Brasil. Poderia ter atuado melhor. A vitória é sinal de alívio.

É, também, sinônimo de liderança no Campeonato Brasileiro. Coisas da bola. O Galo dorme na ponta da tabela, com 31 pontos, e, mesmo assim, a torcida está na bronca com Antonio Mohamed. Longe de ser o único culpado. Mas, realmente, o Atlético tem condições de fazer melhores atuações.

O duelo contra o Flamengo foi um choque negativo. Nenhum chute a gol, eliminação após vencer a ida de 2 a 1 na Copa do Brasil, e contra um dos rivais dos títulos importantes. Qualquer outro placar fora do triunfo, no Nilton Santos, praticamente selaria o fim da linha para "El Turco".

O treinador até falou sobre na coletiva. O Atlético é líder (ao menos até o Palmeiras entrar em campo hoje), está nas quartas de final da Copa Libertadores. "Até que não é tão ruim", disse o comandante. Realmente, o cenário segue positivo. O Galo não será campeão de tudo sempre. Mas tem elenco para jogar mais.
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MGVargas, Zaracho e Hulk celebram gol do Atlético contra o Botafogo.(Imagem:Pedro Souza/Atlético-MG)Vargas, Zaracho e Hulk celebram gol do Atlético contra o Botafogo.

Turco tem razão. Alguns jogadores importantes perderam jogos por lesão e estão fora de ritmo. Matías Zaracho anotou um golaço. Mas, para quem vislumbrava marcar 20 gols em 2022, só tem 10% disso na temporada. Atacado por contusões. Longe de ser o protagonista do ano passado.

Hulk, artilheiro, acertou a trave em bela cobrança de falta nos acréscimos (com o árbitro Claus errando ao consultar o VAR e ignorar pênalti em Ademir). Mas nem mesmo o "super-herói" jogou tão bem. Parece muito cansado. Para Turco, a vitória irá dar confiança. Mas ele já tem um desafio importante na quinta-feira, contra o Cuiabá.

O time terá novas incorporações a partir de segunda-feira. Das quatro contratações, o argentino Cristian Pavón é quem reúne mais expectativa. Se atuar perto daquele jogador que foi convocado para a Copa de 2018, será titular absoluto nas pontas, região que carece de melhores atuações, seja de Vargas, Ademir, e até mesmo Keno, outro vítima de lesão atrás de lesão.
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF  Turco Mohamed, técnico do Atlético-MG, acompanha o jogo contra o Botafogo.(Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF ) Turco Mohamed, técnico do Atlético-MG, acompanha o jogo contra o Botafogo.

A janela de transferência se abre para o Atlético, com a promessa de transformar, principalmente, o banco de reservas do time. Antonio Mohamed terá leque recheado em mãos, e, mais do que nunca, a obrigação de comandar uma equipe mais coesa, organizada, e intensa em campo.

Tópicos: copa, galo, turco