À sombra do Fla-Flu original, Flamengo-PI e Fluminense-PI reativam clássico 43 anos após pausa

03/04/2021 15h45


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoÀ sombra do Fla-Flu original, Flamengo-PI e Fluminense-PI reativam clássico 43 anos após pausa(Imagem:Reprodução)À sombra do Fla-Flu original, Flamengo-PI e Fluminense-PI reativam clássico 43 anos após pausa

O mundo era outro. O Brasil tinha outra cara. A ditadura militar comandava o país. O presidente Ernesto Geisel fechou o Congresso. Pelé encerrou a carreira como jogador, e a moeda nacional era o Cruzeiro (Cr$). No longínquo 10 de agosto de 1977 começava um hiato histórico no futebol do Piauí – e que, por sinal, está a poucas horas de ser encerrado. Criados fruto da inspiração na dupla de clubes do Rio de Janeiro, Flamengo-PI e Fluminense-PI não se enfrentam em jogos oficiais há 43 anos e reeditam a versão nordestina do Fla-Flu neste sábado, na 6ª rodada do Campeonato Piauiense. O duelo marcado para as 17h45, no estádio Lindolfo Monteiro, carrega um peso histórico particular.

Flamengo-PI e Fluminense-PI, no Piauí, de fato, nasceram por influência dos times do Rio de Janeiro. O primeiro que surgiu foi o Flamengo-PI, em 1937, mas já foi porque o seu fundador, o senador Raimundo de Arêa Leão, que era torcedor do Flamengo do Rio, que se sentiu incomodado com um Botafogo que existia em Teresina e era campeão todos os anos. Por isso ele criou o Flamengo-PI para fazer a rivalidade" — Severino Filho, jornalista e historiador.

- Aproveitando este detalhe, os dirigentes do Automóvel Esporte Clube, na década de 1940, liderados por Belchior da Silva Barros, resolveram modificar o nome do Automóvel para Fluminense-PI, tentando pegar o filão dos torcedores do Fluminense-PI que residiam em Teresina. Por tanto, nenhuma dúvida que os dois times nascem da influência do futebol carioca no nosso estado – completou o historiador.

O Fla-Flu piauiense nunca foi um clássico nos moldes dos times do Rio. O Flamengo-PI sempre foi um grande clube do futebol local, e o Fluminense-PI sempre atuou como figurante no estado.

O último duelo entre as equipes ocorreu no dia 10 de agosto de 1977. Os 1.079 torcedores que viram a goleada do Flamengo-PI por 4 a 1, no estádio Albertão, em 77, foram testemunhas da disparidade que existia entre os clubes na época. O Jornal O Dia estampou na edição do dia seguinte ao jogo: “Fla joga ruim, mas goleou o fraco Fluminense”. Israel, Jorginho (2) e Pilinguiça resolveram para os rubro-negros. Manuel Brasil anotou o solitário gol do Tricolor em jogo do terceiro turno do estadual.

O CONTEXTO ATUAL

Rivais diretos na briga por uma vaga no G-2, a zona de classificação à final da elite do Piauiense, Flamengo-PI e Fluminense-PI dividem a parte de baixo da tabela de classificação em 2021.

O Tricolor é o quinto colocado com sete pontos, um a mais que o Rubro-Negro, sexto colocado e o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O Parnahyba é o líder com 11 pontos.

O Fla-Flu piauiense começa às 17h45, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, pela 6ª rodada do estadual, com transmissão dos lances em tempo real pelo ge.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook