Sob pressão, Vasco pega ameaçado Figueirense em jogo de contradições

29/09/2012 09h26


Fonte Globo.com

Imagem: Editoria de Arte/Globoesporte.comClique para ampliarJuninho e Túlio, personagens importantes de Vasco e Figueira.(Imagem:Editoria de Arte/Globoesporte.com)Juninho e Túlio, personagens importantes de Vasco e Figueira.

Um jogo cheio de contradições será disputado neste sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário. Se por um lado o Vasco pode ser considerado favorito, não só por atuar em casa, mas também por estar com 22 pontos a mais que o Figueirense e 15 posições à frente na classificação do Campeonato Brasileiro, por outro os números dos últimos confrontos entre os times favorece amplamente os catarinenses.

Este é o maior jejum de vitórias do Vasco no confronto direto com todos os outros 19 participantes da competição, e a maior invencibilidade do Figueirense em relação aos outros adversários, desde 2006. Os cruz-maltinos ocupam a quarta colocação da competição, com 44 pontos e quer evitar a aproximação de São Paulo, que pode tirá-lo do G-4 nesta rodada, Botafogo e Inter. Já a equipe de Florianópolis está em penúltimo lugar, com 22 pontos e necessita dos três pontos para ganhar ao menos uma posição e se motivar mais na luta contra o rebaixamento.

O reencontro com a equipe carioca traz na lembrança dos torcedores alvinegros uma reflexão. No primeiro turno, o Figueirense vivia expectativas distintas do cenário nebuloso que está encaixado: diante do Vasco, a equipe apresentava o uruguaio Loco Abreu ao torcedor, no Orlando Scarpelli. No imaginário dos catarinenses, chegou-se a planejar uma briga por vaga na Libertadores de 2013. Porém, o duelo em São Januário mostra uma realidade bem diferente.

Com a metade dos pontos do adversário na Série A, o Figueira corre contra o tempo para fugir da zona do rebaixamento. Restando 12 rodadas para o fim do campeonato, o Alvinegro precisa de uma boa sequência de vitórias, que ainda não fez até aqui, para manter-se na elite do futebol brasileiro. Seis pontos atrás do último colocado fora da Z-4, a equipe catarinense encara a partida como uma verdadeira decisão.

Apesar de vir de uma derrota para o Palmeiras, por 3 a 1, o técnico Márcio Goiano aposta na manutenção da equipe. A mudança feita pelo técnico é apenas na zaga, e por obrigação: João Paulo cumpre suspensão e o treinador aposta no jovem Gutti para substituí-lo. Apesar de poder contar com Loco Abreu para esta partida, Goiano prefere manter Caio e Aloísio, já que a dupla é a mais eficiente da Série A, com 17 gols. O atacante uruguaio, que fica no banco, vem de uma série de lesões e jogos pela Celeste Olímpica e não atua pelo Alvinegro desde o dia 8 de agosto.

Veja mais notícias sobre Mundo, clique em florianonews.com/esportes-mundo

Tópicos: pontos, equipe, série