Sem Sarah Menezes, CBJ divulga lista de convocados para o Pan de Toronto

25/05/2015 15h04


Fonte G1 PI

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) anunciou nesta segunda-feira a convocação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que será realizado em julho. Os judocas brasileiros mais bem ranqueados de cada categoria foram chamados para a competição, com exceção de da campeã olímpica Sarah Menezes, que foi substituída por Nathália Brígida na categoria até 48kg. Por outro lado, a lista de 14 judocas conta com nomes fortes como a campeã mundial Mayra Aguiar (-78kg), a campeã mundial de 2013 Rafaela Silva (-57kg), o medalhista olímpico Tiago Camilo (-90kg) e Rafael Silva (+100kg), vice-líder do ranking mundial.

Sarah explicou o motivo de sua desistência. Segundo a judoca de Teresina, Piauí, a sua preparação será voltada para o Mundial de Astana, no fim de agosto, no Cazaquistão. Por ter tido resultados irregulares nos últimos meses, ela optou por abdicar do Pan.

- Não vou para o Pan, porque meu planejamento do ano é o Mundial. Então eu vou continuar fazendo minha preparação para ter um melhor desempenho devido meu rendimento ter caído um pouco. Estamos trabalhando - contou a campeã olímpica.

Imagem: Divulgação/CBJBrasil mira pódios com os 14 judocas no Pan de Toronto.(Imagem:Divulgação/CBJ)Brasil mira pódios com os 14 judocas no Pan de Toronto.

Aos 22 anos, Nathália já havia substituído Sarah na disputa do Grand Slam de Baku, no começo deste mês. Ela levou o bronze na ocasião, quando a campeã olímpica foi poupada. Nathália teve melhores resultados do que Sarah neste ano, mas a campeã olímpica ainda está mais bem ranqueada do que a judoca convocada para o Pan - Sarah é a vice-líder do ranking mundial, enquanto Nathália é a 21ª.

Outro destaque é o retorno de Maria Suelen Altheman às competições. A atual vice-campeã mundial da categoria acima de 78kg estava se recuperando de uma cirurgia no joelho direito e voltou aos treinos nos tatames em abril.

Completam a lista para o Pan de Toronto Felipe Kitadai (-60kg), Charles Chibana (-66kg), Alex Pombo (-73kg), Victor Penalber (-81kg), Luciano Corrêa (-100kg), Érika Miranda (-52kg), Mariana Silva (-63kg) e Maria Portela (-70kg).

O judô é considerado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) como uma “modalidade vital” para a meta de ser top 10 em números de medalhas nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. O esporte é carro-chefe também no Pan. Em Guadalajara, em 2011, foram seis ouros, três prata e quatro bronzes, ficando fora de apenas um pódio.

No Campeonato Pan-Americano de Edmonton, o Brasil também liderou o quadro de medalhas, com oito ouros, seis pratas e um bronze nas provas individuais, novamente ficando fora de apenas um pódio. A delegação ainda levou o ouro por equipes masculinas e a prata na disputa feminina, mas as provas por times não estão no programa de Toronto.

- Nosso desempenho no último Campeonato Pan-Americano mostrou que estamos muito bem preparados. Nosso objetivo é conquistar medalhas em as 14 categorias de peso - disse Ney Wilson, gestor técnico de alto rendimento da CBJ.

A seleção brasileira se reúne no dia 23 de junho em Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro, para a preparação para o Pan. A delegação embarca para Toronto no dia 2 de julho, e as competições começam no dia 11 de julho.

OS CONVOCADOS PARA O PAN

Masculino
60kg: Felipe Kitadai – Sogipa/RS
66kg: Charles Chibana – Pinheiros/SP
73kg: Alex Pombo – Minas Tênis Clube/MG
81kg: Victor Penalber – Instituto Reação/RJ
90kg: Tiago Camilo – Pinheiros/SP
100kg: Luciano Corrêa – Minas Tênis Clube/MG
+100kg: Rafael Silva – Pinheiros/SP

Feminino
48kg: Nathália Brígida – Minas Tênis Clube/MG
52kg: Érika Miranda – Minas Tênis Clube/MG
57kg: Rafaela Silva – Instituto Reação/RJ
63kg: Mariana Silva – Minas Tênis Clube/MG
70kg: Maria Portela – Sogipa/RS
78kg: Mayra Aguiar – Sogipa/RS
+78kg: Maria Suelen Altheman – Associação de Judô Rogério Sampaio/SP

Veja mais notícias sobre Mundo, clique em florianonews.com/esportes-mundo