Neymar segue como 2º maior artilheiro em jogos internacionais

09/10/2012 11h58


Fonte Globo.com

Imagem: Marcos RibolliClique para ampliarNeymar marcou na decisão da Recopa e impediu empate de Cristiano Ronaldo.(Imagem: Marcos Ribolli)Neymar marcou na decisão da Recopa e impediu empate de Cristiano Ronaldo.

A classificação mundial de artilheiros da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) da temporada 2012 voltou a trazer o brasileiro Neymar na segunda colocação, atrás apenas do argentino Lionel Messi, do Barcelona. A instituição, que leva em conta gols marcados por seleções ou em partidas internacionais pelos clubes, atribui 17 tentos ao atacante do Santos - o último marcado no título da Recopa Sul-Americana, contra a Universidad do Chile, no Pacaembu. Destes, nove foram pela seleção brasileira e oito pelo Peixe.

A conta, no entanto, não incluiu um gol de pênalti do brasileiro marcado no amistoso contra a Grã-Bretanha, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres. O time de Mano Menezes venceu na ocasião por 2 a 0. Desta forma, ele aumentaria a vantagem para o terceiro colocado no ranking, o português Cristiano Ronaldo.

A liderança segue com Messi, que continua com 19 gols após passar em branco contra o Benfica pela Liga dos Campeões. Nove gols são pela Argentina e dez pelo Barcelona. Já Cristiano Ronaldo cresceu com o hat-trick (três gols) diante do Ajax, na Holanda, pela Liga dos Campeões, e aparece na terceira colocação, com 16 gols, sendo cinco por Portugal e 11 pelo Real Madrid.

Entre os dez primeiros há outros dois brasileiros: Leandro Damião, na quinta posição, com sete gols pela Seleção e seis pelo Internacional, e Ricardo Oliveira, em nono, com 12 pelo Al Jazira, dos Emirados Árabes.

Neymar terá apenas mais duas oportunidades para garantir uma boa colocação na lista em 2012. Já nesta quinta-feira, o atacante entra em campo com a seleção brasileira em amistoso diante do Iraque, em Malmo, na Suécia. Na próxima terça, o adversário é o Japão, na Polônia. O time de Mano Menezes ainda realizará mais um compromisso em novembro, mas deverá ser formado apenas por atletas que atuam no exterior.

Não é o caso de Messi, Cristiano Ronaldo e Falcao García, que disputam eliminatórias para a Copa do Mundo por suas respectivas seleções e também jogos da Liga dos Campeões e Liga Europa - no caso do colombiano, ele foi poupado nos primeiros compromissos do Atlético de Madri. As duas competições terão ainda mais quatro rodadas até dezembro.