'Iniestazo': o chute que mudou o Barcelona e traumatizou o Chelsea

18/04/2012 12h47


Fonte Globo.com

Para os culés, mais que um gol: o gol que mudou a história do clube. Para os blues, um dos piores golpes da “Era Roman Abramovich”. Provavelmente, o Barcelona já tenha tido vitórias mais importantes, o Chelsea também derrotas mais doloridas, mas o reencontro entre as equipes nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), no Stamford Bridge, pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa, fez com que catalães e londrinos buscassem em cores vivas no fundo da memória o dia 6 de maio de 2009. Ou melhor, o dia do “Iniestazo”.

Imagem: Getty Images'Iniestazo': Iniesta corre para comemorar o gol que mudou a história do Barça.(Imagem:Getty Images)'Iniestazo': Iniesta corre para comemorar o gol que mudou a história do Barça.

Quando viu, exatamente aos 47 minutos e oito segundos do segundo tempo, seu chute de perna direita cruzar a linha do gol de Petr Cech no Stamford Bridge, Andrés Iniesta decretou a classificação do Barcelona para a primeira final de Champions da Era Guardiola e causou um trauma no Chelsea. Efeito evidente durante as entrevistas coletivas da véspera do reencontro no mesmo palco e no mesmo estágio da competição.

Além de Pep Guardiola e Roberto Di Matteo, Fábregas e Lampard foram os escolhidos para atenderem a imprensa, e a grande maioria das perguntas tinha um tema em comum: a partida de 2009. Na resposta simples de Lampard, um sinal de uma ferida que ainda dói em Londres.

- Foi nossa pior derrota.

O sentimento não vem somente pela forma como o Barça conquistou o empate por 1 a 1, que garantiu a vaga após o 0 a 0 do Camp Nou, mas por tudo que envolveu a partida. De um lado, os londrinos questionam a não marcação de supostos quatro pênaltis pelo árbitro norueguês Tom Henning Ovrebo. Do outro, o Barça o acusa de ter expulsado Abidal injustamente, além de ter tirado Dani Alves da final com um cartão amarelo. Reclamações que perduram até hoje e que Roberto Di Matteo tentou colocar um ponto final.

- Vamos colocar o foco no jogo. O que aconteceu já passou e não vai nos afetar. Esse é o espírito do time. Estamos realmente motivados em fazer um grande jogo e confio em uma grande arbitragem.

‘Não vejo como vingança’, garante Guardiola

Entre os catalães, por sua vez, a receptividade ao tema foi diferente. Para muitos, o gol de Iniesta realmente mudou a história da geração comandada por Guardiola e, consequentemente, do clube. Em processo de reformulação após a saída de Ronaldinho, o Barça apostou no treinador “prata da casa” e teve neste gol o ápice emocional de uma temporada que terminou perfeita, com todos os seis títulos possíveis.

Em artigo publicado no jornal “Sport”, de Barcelona, por exemplo, o lance é relatado da seguinte maneira: “um gol que mudou a história, que marcou um antes e um depois, que perdurará pelo tempo não somente pela forma que foi feito, como também por tudo que representou depois”.

Importância para muitos refletida na corrida desesperada pela lateral do gramado do sempre sereno e elegante Guardiola, em momento recordado por ele mesmo.

- Não lembro qual foi o gol que comemorei mais, mas esse foi o que mais corri.

O treinador, inclusive, recordou com carinho daquela eliminatória contra o Chelsea. Após prever que a semifinal deste ano deverá ter poucos gols, Pep falou da dificuldade que o Barça teve para se impor em campo.

- Foi uma eliminatória muito dura, como imagino que será essa. No primeiro jogo, foi uma partida que nos custou atacar, eles se defenderam muito bem. No segundo jogo, o Chelsea apostou no contra-ataque, e, depois que perdemos um jogador, o Victor (Valdés) teve que fazer grandes defesas. Conseguimos a vitória graças a um grande gol e escrevemos essa história.

A importância da partida para as duas equipes, no entanto, não significa que o confronto desta quarta terá um clima pesado ou de vingança na opinião do comandante catalão.

- Já passou muito tempo. Não vejo como vingança, mas apenas uma partida para final da Champions. Perdemos algumas vezes e não jogamos para mudar isso. O que passou, passou. Agora, jogamos por uma nova oportunidade, que é a de chegar a Munique.

Já Cèsc Fabregas pensa diferente. Torcedor assumido do Barça, ele defendia o Arsenal na ocasião e tinha sido eliminado pelo Manchester United na noite anterior. De casa, celebrou o chute certeiro de Iniesta e admitiu que recordar o momento foi inevitável após a definição do confronto. Além disso, ele acredita que o passado serve, sim, de motivação extra para o Chelsea.

- Lógico que o gol voltou a minha mente. Vai ser um jogo muito difícil. A motivação deles é diferente por tudo que aconteceu há três anos, o futebol deu uma nova oportunidade ao Chelsea. Mas é bom que saibam que o Barça pode fazer um gol até no último segundo.

Chelsea e Barça se reencontram quase três anos depois do “Iniestazo” nesta quarta-feira e a TV Globo e o GLOBOESPORTE.COM transmitem o confronto ao vivo para todo o Brasil a partir das 15h45m (de Brasília).

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: chelsea, barça, jogo