Guarani goleia o Avaí, vence a 1ª pós-Copa e freia embalo do rival

07/08/2010 21h26


Fonte uol esporte

Após o Mundial da África do Sul, o Guarani não sabia o que era vencer no Brasileiro. O Avaí, por outro lado, seguia invicto pós-Copa e podia dormir na 3ª posição. No entanto, o time paulista ‘ignorou’ o retrospecto e freou o embalo do rival com uma goleada por 4 a 1, no estádio Brinco de Ouro.

O resultado é até certo ponto surpreendente. O Guarani passou o mês de julho sem ganhar (foram cinco partidas). Com isso, começava a rondar a zona de rebaixamento. Após o fim desse jejum, subiu para 18 pontos e assumiu provisoriamente a 9ª colocação.

Já o Avaí vinha numa ascensão. Desde o retorno da competição nacional, a equipe treinada por Antonio Lopes não perdeu. Foram três vitórias, incluindo São Paulo e Palmeiras. Após o fim dessa ‘invencibilidade’, permanece com 19 pontos e não consegue ao menos entrar no G-4.

O duelo em Campinas começou eletrizante, graças a alguns erros defensivos dos dois lados. Antes dos 15min, a partida já estava 2 a 1 para o Guarani. Os donos da casa, aliás, foram felizes em suas duas primeiras oportunidades. Aos 9min, Renan arriscou de fora da área e, beneficiado por um desvio, viu a bola ir para o fundo das redes.

Apenas dois minutos mais tarde, Ricardo Xavier aproveitou uma bobeira do sistema defensivo do Avaí -Marcinho cortou errado- e ampliou. 2 a 0. O Avaí esboçou uma reação logo depois. Aos 13min, Davi foi derrubado por Renan dentro da área. Pênalti. Robson cobrou e diminuiu o marcador.

Após isso, a partida ficou equilibrada. No entanto, a equipe treinada por Vagner Mancini foi eficiente em outra chance. Aos 34min, Mazola mostrou muita insistência. Após bate-rebate na entrada da área, bateu cruzado e ampliou

“Nosso time esteve bem no primeiro tempo. Aproveitamos alguns erros deles e conseguimos fazer um bom placar. Vamos tentar manter o mesmo ritmo na etapa final”, comentou o atacante Ricardo Xavier, um dos autores dos gols do time de Campinas. “Precisamos ter mais atenção”, alertou Gabriel, do Avaí

O técnico Antonio Lopes decidiu mudar na equipe. Sacou Eltinho e Roberto para colocar Pará e Vandinho, respectivamente. As alterações deram novo ânimo à equipe. No entanto, desperdiçou a oportunidade de fazer o segundo. Aos 10min, o próprio atacante Vandinho bateu um pênalti na trave.

Após isso, o jogo ficou nervoso, com muitas faltas e discussões entre os jogadores. Para piorar, o árbitro Djalma José Beltrami marcou pênalti a favor do Guarani, aos 23min. Mas a falta de Marcinho Guerreiro sobre Ricardo Xavier ocorreu fora da área. Ele ouviu o assistente e ‘consertou’ seu erro.

O Guarani não se incomodou e, apenas dois minutos depois, chegou ao seu quarto gol. Após bela jogada pela direita, o zagueiro Fabão bateu forte e selou a tranquila goleada. No próximo sábado, os paulistas terão pela frente o Atlético-MG, fora de casa. Um dia depois, o Avaí tentará sua recuperação contra o Corinthians, na Ressacada.

GUARANI 4 x 1 AVAÍ

GUARANI
Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Aílson e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Baiano (Geovane) e Mário Lúcio (Diogo); Mazola (Fabinho) e Ricardo Xavier
Técnico: Vágner Mancini

AVAÍ
Zé Carlos; Patric, Gabriel, Émerson e Eltinho (Pará); Marcinho Guerreiro, Rudinei, Caio e Davi (Marcos); Robson e Roberto (Vandinho)
Técnico: Antônio Lopes

Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 7 de agosto (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Claudinei José de Oliveira Soares (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Davi, Roberto, Rudnei e Marcinho Guerreiro (Avaí); Baiano, Fabão e Fabinho (Guarani)
Gols: Renan, aos 9min, Ricardo Xavier, aos 11min, Robson, aos 14min, e Mazola, aos 34min do primeiro tempo; Fabão, aos 25min do segundo tempo

Veja mais notícias sobre Mundo, clique em florianonews.com/esportes-mundo