Gol de 'rubro-negro' garante vaga do Vasco na Libertadores

05/04/2012 22h33


Fonte Globo.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarVolante do time paraguaio faz o gol da virada sobre o Nacional-URU, aos 45 do segundo tempo, e decide classificados do Grupo 5 da Libertadores.(Imagem:Divulgação)Volante do time paraguaio faz o gol da virada sobre o Nacional-URU, aos 45 do segundo tempo, e decide classificados do Grupo 5 da Libertadores.

Um gol aos 45 minutos marcado por Cáceres, jogador que está quase certo de fechar com o Flamengo, garantiu a classificação do Libertad-PAR e do Vasco para as oitavas de final da Taça Libertadores. O time paraguaio derrotou o Nacional-URU, por 2 a 1 (assista aos gols no vídeo), de virada, nesta quinta-feira, no estádio Nicolás Leoz, em Assunção, e fez a alegria de seus torcedores e da equipe carioca. O outro gol do Libertad foi feito por Velázquez, com Viudez abrindo o macador para os uruguaios, que não têm mais chances.

Agora, o time guarani e o Vasco estão com dez pontos e igualados em quase todos os critérios de desempate, mas a equipe brasileira tem mais gols marcados fora de casa (3 a 2) e por isso lidera o grupo. A última rodada da chave decidirá o primeiro e o segundo colocados e terá os seguintes jogos: Nacional-URU x Vasco, em Montevidéu, e Alianza x Libertad, em Lima, ambos no dia 12.

Tudo o que os vascaínos não queriam aconteceu logo aos 9 minutos. Benegas falhou na saída de bola, Viudez se aproveitou e marcou para o Nacional-URU. O time paraguaio decepcionou e criou muito poucas chances de empatar na primeira etapa. E por pouco a situação não piorou para a equipe da casa e para o Vasco: aos 43, Sánchez chutou a bola no travessão.

O Libertad voltou melhor na segunda etapa, tanto que logo aos três minutos Santana acertou o travessão do goleiro Rodrigo Muñoz. A equipe paraguaia passou a dominar a partida e a criar boas situações de gol. E dois minutos depois de Burián fazer grande defesa em chute de Santana, os paraguaios conseguiram chegar ao empate, aos 20: Bonet fez boa jogada pela direita e cruzou para Velázquez, livre na pequena área, só empurrar para o gol vazio.

Após o empate, houve uma queda no ritmo da partida. No entanto, aos 37, Menéndez foi claramente derrubado por Burián na área, mas o árbitro equatoriano Omar Ponce ignorou o pênalti para a revolta dos jogadores paraguaios e da torcida vascaína.

O Libertad não desanimou, e aos 44 Gamarra cobrou falta, Menéndez desviou de cabeça e o goleiro do Nacional-URU fez grande defesa a escanteio. Após a cobrança, a bola sobrou para Cáceres chutar forte, aos 45: vaga para o time da virada.

Tópicos: libertad, nacional, bola