Em 'maior' final de Copa, Argentina leva a melhor, mas Alemanha é soberana em Mundiais

10/07/2014 10h29


Fonte Msn

Imagem: GettySchurrle e Messi disputam bola em amistoso entre Alemanha e Argentina realizado em 2012.(Imagem:Getty)Schurrle e Messi disputam bola em amistoso entre Alemanha e Argentina realizado em 2012.

Argentina e Alemanha decidirão uma Copa do Mundo pela terceira vez e protagonizarão a final mais repetida da história da competição - até 2014, estavam empatados com Brasil x Itália (1970 e 1994). O duelo entre as tradicionais seleções, inclusive, está longe de ser incomum - independentemente de se tratar de uma final de Mundial ou não.

Ao todo, alemães e argentinos se cruzaram 20 vezes, com vantagem para os alvicelestes, que conseguiram nove vitórias. Uma delas foi justamente o último confronto entre ambos, realizado em Frankfurt, em 2012. Os comandados de Alejandro Sabella ganharam o amistoso por 3 a 1. Dos demais duelos, cinco acabaram empatados e outros seis tiveram os alemães como vencedores.

Apesar de levarem a pior no retrospecto geral, os tricampeões do mundo costumam se dar melhor quando o jogo é para valer. Isso porque, nos 6 confrontos em que ambos se enfrentaram por Copas, os germânicos ganharam três vezes, com destaque para o 1 a 0 na final de 1990 e a goleada de 4 a 0 nas quartas de final da Copa de 2010. O outro resultado positivo foi um 3 a 1 na fase de grupos de 1958.

O único triunfo argentino em Mundiais contra os germânicos ocorreu justamente na decisão de 1986, quando ganhou por 3 a 2. Nos outros dois jogos, duas igualdades. Primeiramente, um empate sem gols na fase de grupos em 1966 e, 40 anos mais tarde, o placar de 1 a 1 deixou um sabor de derrota para aos argentinos, que foram eliminados nas penalidades nas quartas de final pelos alemães, que sediavam a competição.

O 21º encontro entre os dois países foi definido nesta quarta-feira, quando os alvicelestes superaram a Holanda nos pênaltis por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Um dia antes, os germânicos golearam o Brasil por 7 a 1 e se confirmaram na decisão da Copa.

Alemanha e Argentina se enfrentarão no Maracanã no domingo, às 16h (de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo da ESPN Brasil e do WatchESPN e acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br.

Confira as últimas notícias sobre Mundo: florianonews.com/esportes-mundo
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews