Com direito a defesa de pênalti, Prudente bate Goiás e sai do sufoco

21/08/2010 22h32


Fonte Globo Esporte

Perdeu três pontos fora de campo, mas a recuperação foi imediata: após sofrer punição do STJD pela escalação irregular do zagueiro Paulão contra o Flamengo, o Grêmio Prudente mal entrou na zona do rebaixamento e já conseguiu sair. Neste sábado, o time do interior paulista visitou o Goiás no Serra Dourada, pela 15ª rodada do Brasileirão, diante do pior público do campeonato (1.493 pagantes), e conquistou sua primeira vitória fora de casa: 2 a 1 . Foi o primeiro triunfo da equipe em cinco partidas. E agravou a situação do Goiás, que permanece na penúltima colocação.

Os times entraram em campo em situação semelhante, juntos na zona da degola. Porém, o Prudente teve uma injeção de ânimo especial após o anúncio da contratação do técnico Antônio Carlos Zago, ex-Palmeiras. Apesar de o técnico não ter mexido muito na base do time, os jogadores pareceram sentir a energia renovada e conseguiram o triunfo, com direito a uma defesa de pênalti pelo goleiro Giovanni. O time comandado por Emerson Leão segue em uma situação bastante complicada, e chegou ao seu oitavo jogo sem vitória. A última foi contra o Flamengo, no Maracanã, pela 7ª rodada, antes mesmo da Copa do Mundo. Após o apito final, torcedores do Goiás protestaram, e policiais agiram para conter os ânimos.

As duas equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira. O Goiás terá pela frente o líder Fluminense, novamente no Serra Dourada, às 19h30m (de Brasília). O Grêmio Prudente encara o Atlético-PR, no Prudentão, às 21h.


Primeiro tempo com equilíbrio, mas poucas chances

O jogo começou bastante corrido e movimentado, mas com equilíbrio: os times alternavam as principais chances de gol. O primeiro lance de perigo foi aos oito minutos, quando Jonilson arriscou de fora da área, mas o goleiro Giovanni defendeu com segurança.

Em cobrança de falta, cinco minutos depois, o lateral Paulo César assustou a equipe esmeraldina, com uma bola que passou à direita da meta de Harlei, rente à trave. O time da casa respondeu na sequência: Júnior cruzou da esquerda para Pedrão, mas o atacante passou pela bola. Logo depois, Wendel lançou pela direita, e Éverton Santos cabeceou para fora.

Outra grande chance da equipe esmeraldina veio aos 29 minutos, em cobrança de falta. Bernardo bateu direito para o gol, e a bola desviou. Giovanni fez uma defesa desajeitada e tentou tirar pela linha de fundo. E quase tomou outro susto com Éverton Santos, mas o atacante não conseguiu aproveitar a sobra, e a defesa visitante afastou.

Após os 45 minutos iniciais, o Prudente encerrou a primeira etapa com o dobro de número de faltas do rival (12) e metade dos chutes a gol (apenas três). O goleiro Giovanni chegou a chamar a atenção do elenco:

- O time precisa de calma. Estamos muito afobados. Mas isso será conversado agora no vestiário, para voltarmos bem – afirmou.

Enfim, gols e defesa de pênalti salvadora


As equipes voltaram a campo sem ânimo. Ambos os lados faziam cruzamentos despretensiosos e sem objetivos, dando um ritmo sonolento para a partida.

A cara do confronto mudou aos sete minutos. Wanderley recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu colocado no canto direito, rasteiro, entre três jogadores do Goiás e sem chance de defesa para Harlei. Porém, mais uma vez o equilíbrio entre os dois times prevaleceu, e a resposta não demorou mais do que cinco minutos: Éverton Santos igualou o placar em jogada que parecia perdida por Bernardo, que brigou pela bola na área contra todos os marcadores e tocou. O atacante apareceu e chutou cruzado no canto direito de Giovanni.

Aos 21 minutos, a equipe paulista assustou os goianos. Em cobrança de escanteio, Rodrigo Mancha cabeceou a bola, que explodiu na trave direita. Porém, o lance estava paralisado, quando a arbritagem marcou um impedimento duvidoso.

A equipe de Presidente Prudente retomou a vantagem aos 36 minutos. Em cobrança de falta, Anderson Luis chegou sozinho na cara do gol e, apesar do Harlei ter tentado afastar a bola com um tapa, o jogador prudentino matou a sobra no peito e estufou a rede para desempatar.

Quando a vitória do Grêmio Prudente parecia assegurada, aos 42 minutos, um lance fez os torcedores paulistas arrancarem os cabelos: em jogada perigosíssima para o Goiás, Roberto Silva salvou seu time em cima da linha, mas usou a mão para tirar a bola: pênalti a favor dos esmeraldinos, e expulsão do jogador. Na cobrança, no entanto, o goleiro Giovanni conseguiu defender a conclusão de Romerito. E também o rebote.
 

Depois do que parecia ser um milagre para os prudentinos, os goianos continuaram pressionando, mas a equipe paulista segurou as investidas dos donos da casa e assegurou sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão.

GOIÁS 1 x 2 grêmio prudente Harley, Wendel, Valmir Lucas, Ernando e Junior; Jonilson, Wellington Monteiro, Rithelly (Romerito) e Bernardo (Johnathan); Éverton Santos e Pedrão (Otacílio Neto).
Giovanni; Paulo César, Leonardo (Roberto), Anderson Luis e, Marcelo Oliveira; João Vítor, Rodrigo Mancha, Diego Giaretta e Deyvid Sacconi; Wanderley (Robson) e Rafael Martins (Henrique Dias).
Técnico: Emerson Leão Técnico: Antônio Carlos Zago
Gols: Wanderley, aos 7, e Éverton Santos, aos 12, Anderson Luis, aos 36 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Rithelly (Goiás); Marcelo Oliveira (Grêmio Prudente)
Cartão vermelho: Roberto Silva (Grêmio Prudente)
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO). Árbitro: Evandro Rogério Roman/PR (Fifa) Auxiliares: José Carlos Dias Passos/PR e José Amilton Pontarolo/PR. Renda e Público:
R$ 22.090 / 1.493 pagantes



Veja mais notícias sobre Mundo, clique em florianonews.com/esportes-mundo