Brasil goleia Uruguai, é campeão sub-20 e vai aos Jogos-2012

13/02/2011 17h22


Fonte Folha.com

Imagem: WEBClique para ampliarBrasil campeão Sub-20(Imagem:WEB)Brasil campeão Sub-20
A 'final' do Sul-Americano sub-20 foi bem mais fácil do que se imaginava. Em nova atuação de gala da equipe, a seleção brasileira se despediu do torneio, na madrugada deste domingo, em Arequipa, no Peru, com uma goleada de 6 a 0 em cima do Uruguai --resultado que carimbou a classificação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e ainda lhe deu o título.

O time comandado por Ney Franco só não garantiria a vaga se levasse exatamente o placar inverso, devido ao triunfo da Argentina, mais cedo, diante da Colômbia. No outro lado, estava o líder do hexagonal decisivo, que também serviu para mandar os quatro primeiros colocados para o Mundial da categoria.

A vitória brasileira, porém, foi sacramentada desde os instantes finais da etapa inicial, quando a equipe marcou dois gols e ficou com um jogador a mais em função da expulsão de um adversário. Lucas, três vezes, Neymar, duas, e Danilo, uma, anotaram os gols do confronto.
Foi o 11o. título brasileiro no Sul-Americano sub-20 --o terceiro em série.

O JOGO

O sonho da medalha de ouro olímpica, única conquista que falta na galeria de troféus da seleção, passou a ganhar forma aos 40 e 41min do primeiro tempo, graças a dois gols do são-paulino Lucas.

O camisa 10 superou o gramado em péssima condição devido às chuvas na cidade, além do jogo violento dos uruguaios, com um chute no contrapé do goleiro e outro cruzado no ângulo.
Em seguida, o atacante celeste Luna deu uma entrada violenta e recebeu cartão vermelho, deixando as coisas ainda mais cômodas para o Brasil.

A volta para o segundo tempo chegou a dar a impressão de que o panorama seria alterado, já que o zagueiro Saimon cometeu pênalti em Cepperini e também terminou sendo expulso de campo.

Mas a cobrança de Vecino foi desastrosa, por cima da meta de Gabriel.  Como castigo, em 17min, o Brasil fez nada menos que mais três gols.  Aos 6, o lateral direito Danilo, do Santos, recebeu na intermediária, cortou Cabrera, invadiu a área e chutou cruzado, fraco mas bem colocado, no cantinho da meta rival.

Aos 12, a estrela Neymar entrou em cena. Ele recebeu assistência de Lucas, contou com um corte errado da zaga adversária e mandou para as redes.

Depois, aproveitou rebote em seus pés do goleiro, após chutaço de fora da área de Willian José, e ampliou para 5 a 0, alcançando o nono gol na competição.

Ainda deu tempo para Lucas anotar o sexto, aos 35min, em um lance com o flamenguista Galhardo. E poderia ter sido mais, não fossem outras oportunidades desperdiçadas pelo ataque da seleção.


Veja mais notícias sobre Mundo, clique em florianonews.com/esportes-mundo