Barça inaugura primeira escolinha no Brasil com metodologia do 'La Masia'

16/12/2011 14h51


Fonte Globo.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarResponsável pelo projeto elogia futebol brasileiro e afirma que objetivo é revelar jogadores assim como fazem as categorias de base na Espanha.(Imagem:Divulgação)Responsável pelo projeto elogia futebol brasileiro e afirma que objetivo é revelar jogadores assim como fazem as categorias de base na Espanha.

O Barcelona inaugurou, em Salvador (Bahia), sua primeira escolinha voltada para a formação de jogadores de futebol no Brasil. Criado para funcionar como sede do 'La Masia' - nome dado às categorias de base do clube na Espanha - o projeto busca levar a outros países a metodologia do time catalão (assista ao vídeo).

De acordo com Xevi Mercé, diretor das Escolas Internacionais do Barcelona, o Brasil é um país considerado "cinco estrelas" no futebol. Isso explica, segundo ele, a opção do clube catalão em instalar suas categorias de base em Salvador.

- Acreditamos que o Brasil é a pátria do futebol. É um lugar que se vive o futebol com alegria, com paixão, e a gente queria estar aqui - explicou o dirigente ao "SporTV News".

A escolinha de Salvador ainda possui caráter temporário. Mercé afirma, no entanto, que o objetivo do Barcelona é torná-la definitiva e levar o projeto ao Rio de Janeiro e a São Paulo, em 2012. O projeto busca expandir o conjunto de escolinhas que já existem ao redor de quatro continentes. O clube possui sedes no Peru, Coreia do Sul, Japão, Emirados Árabes, Kuwait, Egito e Polônia.

Segundo Mercé, o objetivo principal é preservar, nas escolinhas internacionais, o estilo de jogar do Barcelona. Para isso, técnicos do clube dão aulas aos instrutores no Brasil.

- Os treinadores têm que aplicar o que nós queremos trabalhar. Não adiantaria ter uma escolinha do Barça que não passasse a metodologia do Barça. O que queremos é uma escolinha do Barça e que todos os meninos joguem da mesma forma - disse o dirigente.

Na Espanha, Messi, Xavi e Iniesta são exemplos de jogadores que se tornaram ícones do Barcelona após despontarem nas categorias de base do clube, a "La Masia". É o que pode acontecer, segundo Mercé, na escolinha no Brasil.

- Nosso objetivo é estar aqui, estar em convivência com vocês. Estamos tranquilos, queremos evoluir e aprender muitas coisas do futebol brasileiro. Isso porque vocês podem dividir muitas coisas que podemos levar conosco. Tudo com muita tranquilidade. Estamos trabalhando com crianças e o tempo dirá.

Confira as últimas notícias sobre Mundo: florianonews.com/esportes-mundo
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: brasil, barcelona, futebol