Barça humilha o Real, completa quina e assume a liderança do Espanhol

29/11/2010 21h17


Fonte Globo Esporte

A aposta de equilíbrio antes do clássico por ambos os lados e até pelo ídolo argentino Diego Maradona foi em vão. Com uma atuação brilhante de Lionel Messi, Xavi e Iniesta, o Barcelona aproveitou o mando de campo e humilhou o Real Madrid nesta segunda-feira, no Camp Nou, no dia do aniversário de 111 anos do clube catalão. Em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, o time de Pep Guardiola goleou o arquirrival por 5 a 0, com gols de David Villa (2), Xavi, Pedro e Jeffren, completou cinco jogos sem perder para os merengues e de quebra ainda assumiu a liderança isolada da competição nacional.

Além disso, Messi venceu o tão badalado confronto contra Cristiano Ronaldo, que foi anulado por Puyol. Enquanto o argentino abusou dos lances de efeito e deu duas lindas assistências para David Villa, o português se mostrou nervosinho durante todo o clássico e por pouco não foi expulso em solo catalão. Na parte técnica, nada fez.

Com o resultado, os donos da casa chegaram aos 34 pontos e passaram a ocupar a primeira colocação na tabela de classificação, com dois a mais do que o Real Madrid, vice-líder. No próximo fim de semana, o Barcelona vai encarar o Osasuna, no Reyno de Navarra. Já a equipe merengue encara o Valencia, no Santiago Bernabéu.

A vitória do Barça também acabou com duas invencibilidades. O Real Madrid estava sem perder há 26 jogos. Foram 21 vitórias e cinco empates. Além disso, o time merengue, com José Mourinho no comando, também não sabia o que era uma derrota em partidas oficiais na temporada 2010/2011.

A última vitória do Real Madrid sobre o Barcelona aconteceu em dezembro de 2007, no Camp Nou. O time merengue venceu por 1 a 0, com um gol de Júlio Baptista, atualmente no Roma.

Xavi e Pedro colocam o Barça em vantagem no Camp Nou


Logo aos cinco, Messi recebeu pelo lado direito da grande área, parou a bola, observou o posicionamento de Casillas e tocou por cima do goleiro merengue. O chute encobriu o arqueiro e bateu na trave, levantando os torcedores do Barça no Camp Nou. Quatro minutos depois, os donos da casa abriram o marcador. Iniesta deu um passe milimétrico para Xavi. Já dentro da área, o espanhol só teve o trabalho de tocar na saída do camisa 1 do Real.

Mesmo com o gol, o Barça seguiu melhor, tocando bola no campo de ataque. O Real assustava em lances esporádicos. Aos 11, Dí Maria recebeu na entrada da área e soltou a bomba para grande defesa de Valdés. Seis minutos depois, o time catalão fez mais um. Xavi inverteu a bola do lado direito para o lado esquerdo para David Villa. O atacante passou por Sérgio Ramos e cruzou forte para Pedro ampliar: 2 a 0.

A partir daí, o confronto caiu de produção. Nem Barça, nem Real. Os donos da casa tocavam a bola, tentando chegar novamente ao gol de Casillas. Os visitantes pareciam perdidos em campo, sem conseguir furar o bloqueio defensivo da equipe catalã. Até então, Messi era melhor do que Cristiano Ronaldo, que não conseguia repetir as atuações de confrontos anteriores pelo Campeonato Espanhol ou pela Liga dos Campeões.

Cristiano Ronaldo lá, Messi cá

Aos 30 minutos, Cristiano Ronaldo ficou irritado com Pep Guardiola, que reteve a bola, e empurrou o treinador do Barcelona. Revoltados com a atitude do português, Iniesta e Victor Valdés foram tirar satisfação com o camisa 7 do Real Madrid. O jogo ficou parado por dois minutos por conta da confusão. No fim, o goleiro dos donos da casa e o atacante merengue foram advertidos com o cartão amarelo pelo árbitro

Quatro minutos depois, o português teve uma ótima chance de diminuir o marcador. Khedira sofreu falta de David Villa na entrada da área. Na cobrança de Cristiano Ronaldo, a bola passou à direita de Valdés. Aos 35, Messi dominou no campo de defesa e arrancou em direção ao gol do Real Madrid. O argentino foi parado com falta por Pepe, que foi advertido com o cartão amarelo.

No fim do primeiro tempo, uma nova discussão. Porém, mais branda do que o lance envolvendo Valdés e Ronaldo. Aos 44, Messi foi derrubado por Ricardo Carvalho. Na sequência, o argentino levou uma cotovelada do português e foi ao chão. O árbitro nada marcou e ainda advertiu o camisa 10 do Barça com o amarelo.

Messi dá lindas assistências para Villa, e Barça enterra o Real Madrid

O segundo tempo começou como a etapa inicial. Porém, com um atrativo a mais. Lionel Messi voltou do vestiário disposto a exibir o repertório de jogadas de efeito, dribles desconcertantes e assistências para os companheiros chegarem ao gol do Real. E foi o que o Barça fez. Matou o jogo no Camp Nou, deixando Mourinho e os merengues atônitos.

Aos nove, Messi carregou a bola desde o meio-campo e aproveitou a entrada de Villa por trás dos zagueiros para dar um lindo passe. O espanhol invadiu a área e tocou na saída de Casillas: 3 a 0. Festa no Camp Nou e gritos de olé na arquibancada.

Messi entrou em ação mais uma vez aos 12. Após passar por três adversários no círculo central, o argentino fez um belo lançamento em diagonal para Villa. Completamente livre, o espanhol tocou de primeira na saída de Casillas.

A partir do quarto gol, o Barcelona passou a administrar o jogo. Com a partida ganha, Pep Guardiola começou a sacar suas principais estrelas. Villa foi o primeiro a deixar o gramado. O espanhol deu lugar a Bojan Krkic aos 31 minutos. Mal entrou, o jogador quase fez o quinto. Ele invadiu a área do Real e perdeu a passada no momento da finalização.

Aos 41, Xavi deixou o gramado aplaudido de pé pelos torcedores do Barcelona. Keita entrou em seu lugar já no fim da partida. Jeffren também foi colocado por Guardiola na vaga de Pedro. E ficou por conta do garoto o quinto gol dos donos da casa. O jogador aproveitou a bobeada da zaga e completou o sacode: 5 a 0.

Logo após o gol, mais uma confusão no clássico. Sérgio Ramos deu um pontapé em Messi e foi expulso. Antes de deixar o campo, o camisa 4 do Real Madrid ainda deu um tapa no rosto de Xavi e empurrou Puyol, ambos companheiros na conquista da Espanha na Copa do Mundo de 2010, África do Sul.

Essa foi a sexta vitória do Barcelona por três ou mais gols na temporada 2010/2011. Anteriormente, o time catalão já havia batido o Getafe (3 a 1), o Ceuta (5 a 1), o Villarreal (3 a 1), o Almeria (8 a 0) e Panathinaikos (3 a 0). Após o apito final no Camp Nou, festa catalã e novo líder na Espanha.