Antes de ir à Bolívia, Fla chega a São Paulo com lei do silêncio parcial

16/01/2012 11h41


Fonte Globo.com

A lei do silêncio dos jogadores do Flamengo continua de forma parcial. Alguns integrantes do grupo ainda preferem não falar com a imprensa. Foi assim na chegada de parte da delegação a São Paulo, por volta das 23h deste domingo. Dezesseis jogadores desembarcaram no aeroporto de Guarulhos e no fim da tarde desta segunda-feira viajam para a Bolívia.

Imagem: Richard Souza/Globoesporte.comRonaldinho Gaúcho posa para fotos com torcedores.(Imagem:Richard Souza/Globoesporte.com)Ronaldinho Gaúcho posa para fotos com torcedores.

Na passagem pelo saguão, quase todos posaram para fotos com pessoas que estavam no local, mas alguns disseram “não” para entrevistas. Abordados pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o meia Renato, o volante Willians e goleiro Felipe se desculparam, mas preferiram não se pronunciar.

- Me desculpe, mas só vou falar na volta ao Rio – disse Renato.

Ronaldinho Gaúcho, que teve a viagem à Bolívia confirmada pelo clube, foi atencioso com os fãs. Neste domingo, Flamengo e Assis, irmão e empresário do camisa 10, se reuniram em Porto Alegre e encaminharam um acordo para a solução dos cinco meses dos salários atrasados do jogador (num total de R$ 3,75 milhões - parte que cabe a Traffic). Ele determinou que o Rubro-Negro precisa entrar em acordo com a empresa de marketing esportivo até quarta-feira e assinar o contrato que vai oficializar a parceria.

R10 encabeça a lista que tem ainda Felipe, César, Léo Moura, Welinton, Alex Silva, Junior Cesar, Willians, Luiz Antonio, Renato, Itamar, Deivid, Airton, Negueba, Muralha e David Braz. Eles não vão treinar em São Paulo nesta segunda-feira. A atividade que estava prevista foi cancelada. O embarque para Santa Cruz de La Sierra será às 17h (de Brasília). Na terça pela manhã, a delegação vai para Sucre e treina à tarde. A cidade fica a 164 km de Potosí, local do jogo de ida no dia 25, contra o Real Potosí, pela pré-Libertadores.

Jogadores como Paulo Victor, Jael, Magal, Gustavo e Bottinelli, entre outros, voltaram ao Rio. Eles vão treinar na tarde desta segunda, no Ninho do Urubu, já visando à estreia no Campeonato Carioca, no próximo sábado, contra o Bonsucesso. O time será comandado pelos auxiliares Júnior Lopes e Jaime. Depois da partida, o grupo segue para Sucre.

Crise e silêncio

Na terça-feira passada, os jogadores decidiram não dar entrevistas como forma de protesto contra declarações do vice de finanças Michel Levy. Na véspera, o dirigente havia dito que “um ou dois marqueteiros estavam fazendo barulho”, em referência aos atletas que falaram publicamente sobre atrasos no pagamento de luvas e direitos de imagem.

O zagueiro Alex Silva e o atacante Deivid decidiram falar um dia depois para encerrar a polêmica, mas o clima continua quente e pesado nos bastidores. Neste domingo, após o empate por 2 a 2 com o Corinthians, num amistoso em Londrina, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi questionado se conseguiria detectar comprometimento dos jogadores. Ele disse que não e apontou os problemas financeiros como justificativa.

- Ainda não vejo isso (comprometimento) em função das muitas coisas que aconteceram, coisas atravessadas, você não consegue focar. A cabeça vai pra lá, vem pra cá, vai pra ali. Hoje não vejo o grupo focado numa situação. Quando resolverem as coisas que estão pendentes, a partir daí vai se direcionar. Cabe a nós esquecermos os problemas e tocarmos o Flamengo. Isso é o mais importante de tudo – completou o treinador.

Diretoria e departamento de futebol continuam sem falar a mesma língua. Depois de ter concedido entrevista coletiva na última terça-feira dando razão à cobrança de atrasados por parte dos jogadores, Vanderlei Luxemburgo viu a presidente Patricia Amorim se posicionar no dia seguinte. A dirigente disse que ela é quem manda no clube e afirmou que cada um deveria responder pelo seu departamento. O treinador não gostou do que classificou como “Cala boca, Luxa” e disse que vai se posicionar com firmeza depois do segundo jogo da pré-Libertadores, no dia 1º fevereiro.

Tópicos: jogadores, flamengo, domingo