No Piauí, Bolsonaro acusa ministro Alexandre de Moraes de favorecer Lula

15/10/2022 10h28


Fonte Cidadeverde.com

O presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de favorecer o candidato Lula (PT) durante a campanha eleitoral. Bolsonaro está em Teresina, hospedado no Hotel de Trânsito Militar, na Frei Serafim e concedeu uma entrevista exclusiva para a TV Cidade Verde e ao portal Cidadeverde.com na manhã deste sábado (15) antes de seguir para evento político no Atlantic City.

Antes de partir para o evento, Bolsonaro recebeu alguns apoiadores e tirou fotos. Um deles foi o Coronel Silva Júnior, militar da reserva, de 70 anos.
Imagem: Paula Sampaio/Cidadeverde.comJair Bolsonaro (PL)(Imagem:Paula Sampaio/Cidadeverde.com)Jair Bolsonaro (PL)

Durante a entrevista, Bolsonaro sugeriu interferências de Alexandre de Moraes, através de decisões do Supremo. Como exemplo, ele citou o embate dos poderes sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o mais recente acerca de investigações em institutos de pesquisa. Para Bolsonaro ao travar o inquérito lançado pelo Ministério da Justiça, o ministro estaria ganhando votos para o adversário ao mostrar a vantagem de Lula nas pesquisas.

“Eles tentam o tempo todo contra mim. Quando reduzimos 4 mil produtos em 30% do IPI o ministro Alexandre de Moraes disse que parte dessa redução não era possível. É o tempo todo uma interferência. O que aconteceu agora com o Alexandre de Moraes, o Ministério da Justiça começou a investigar pesquisas, o que ele fez? Proibiu. E abriu inquérito por abuso de autoridade. Os institutos sempre mostrando a vantagem do Lula em votos. Alexandre de Moraes está ganhando 2 ou 3 milhões de votos para o Lula em cima das mentiras dos institutos de pesquisa. O interesse dele é eleger de vice o seu amigo Geraldo Alckmin, interferência de alguns do Supremo no Legislativo”, disse.


Bolsonaro também negou que, se eleito, pretende aumentar o número das indicações de ministros no STF. Na avaliação do presidente, as indicações no poder estão “equilibradas”.

“Eles que nos provocam o tempo todo. Uma minoria. De lá para cá não tem nenhuma interferência do Supremo. Inventaram agora que eu vou aumentar até cinco ministros do Supremo. Eu nunca falei isso. Eu tenho dois indicados por mim. Caso reeleito, indico mais dois ano que vem. Passo a ter quatro, o PT cinco, FHC 1 e Temer 1. Está se equilibrando. No momento, o PT tem sete dentro do Supremo. Por isso eles reinterpretando, resolveram zerar a condenação do Lula. Ele não foi absolvido. Ele deixou de ter condenação em duas instâncias”,
pontuou.

O candidato também negou ter alguma vez agido ou feito algo fora da “quatro linhas” para atacar ou interferir no STF. Ele seguiu citando a Carta pela democracia lançada pela Universidade de São Paulo (USP) e sugeriu a ligação dos apoiadores da iniciativa com regimes autoritários.

“Qual a ameaça? Qual ação minha concreta fora das quatro linhas da Constituição? Nenhuma. Eles assinaram uma cartinha contra a democracia. E gente que assinou essa cartinha pela democracia elogiam regime cubano, Maduro, na Venezuela, Ortega na Nicarágua, onde expulsa padres, freiras e fecha sinais de TV, como a CBN. A minha carta pela democracia é a Constituição Federal. Obviamente, o descontentamento deles é porque eu acabei com harmonia em Brasília, onde um bando de roubava a nação e todos se confraternizavam no final de semana. Não tem mais indicações político-partidária para ministério, estatais. As indicações não vinha apenas do parlamentar. Vinham de outro poder do lado meu. Nós acabamos com isso em nome da moralidade, do respeito para com a população brasileira”,
pontuou.

Maioridade penal

Bolsonaro também voltou a citar uma de suas promessas ainda da primeira campanha e prometeu reascender o debate sobre a redução da maioridade penal.

“Uma coisa que pretendo aprovar, caso seja eleito, é a redução da maioridade penal. Não podemos ver menorzão roubando celular e rindo na cara da sociedade. Esse pessoal tem que apodrecer na cadeia. Até porque o celular a pessoa parcela em 12 ou 24 meses para pagar”,
disse.

Segundo o presidente, essa será uma prioridade. Ao comentar sobre a meta, ele citou falas do ex-presidente Lula. “O vagabundo vai lá e rouba, aí vem o outro cara e diz que é para tomar uma cervejinha”, destacou.
Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comBolsonaro(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)Bolsonaro

“Se o PT fosse bom, o Nordeste tinha que ser uma Suíça”

Bolsonaro também fez duras críticas as gestões de esquerda nos governos de estados do Nordeste. Ele voltou a dizer que o Nordeste “não vai bem” em relação a outras regiões do país e atribuiu os indicadores as gestões petista. Bolsonaro também criticou fala do ex-presidente Lula sobre as promessas de “picanha e cerveja” quando, segundo ele, falta água em fazendas da região.

“Agora, fale que o Nordeste não vai bem em relação ao resto do Brasil?! É verdade. Quem comanda o Nordeste nos últimos 20 anos? O PT. Se o PT fosse tão bom, em 20 anos o Nordeste tinha que ser uma Suíça e não um estado, uma região, né? Onde o povo passa por necessidades”, disse.

Bolsonaro também acusou Lula de não ter realizado ações para melhorar a vida da população do Nordeste enquanto foi presidente. “O cara do Nordeste quando teve a chance de resolver o problema do Brasil e do seu estado sequer trouxe água para cá. Agora, está prometendo a picanha e cerveja. Falta comida e água para os fazendeiros. Estamos vivendo de mentira dessas pessoas. O meu governo é uma realidade”, pontuou.
Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comBolsonaro(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)Bolsonaro

Ele seguiu a fala destacando usinas de energia elétricas que estão sendo instaladas em regiões do Nordeste. “Escolhemos o Nordeste, porque era o Nordeste um dos poucos lugares do mundo com condições para isso. É um vento constante, aqui não vendaval, terremoto, tsunami. Você coloca de maneira mais barata e duradoura. Por que esse percentual não foi descoberto no passado? Porque não havia interesse. Havia a escravidão do carro pipa, por exemplo”, disse.

Bolsonaro também falou sobre a relação do estado com a religião e fez questão de frisar que o “estado é laico, mas, o presidente é cristão”.

“Falo que o estado é laico, mas, o presidente é cristão, acredita em Deus, defende a família. Não quer liberar drogas, não aceita ideologia de gênero. Ou seja, é um governo completamente diferente de outros que nos antecederam. Graças a Deus, tenho forças para resistir a isso e apontar cada vez mais soluções para o nosso Brasil”,
disse.

Veja mais notícias sobre Eleições, clique em florianonews.com/eleicoes

Tópicos: lula, nordeste, bolsonaro