Eleições 2022: o que dizem os candidatos ao governo do Piauí sobre saúde

25/08/2022 10h30


Fonte G1 PI

O g1 reuniu declarações dos nove candidatos ao Governo do Piauí sobre saúde. Leia o que os candidatos declararam a respeito do caso:

Coronel Diego Melo(PL)
Imagem: Andrê Nascimento/ g1 Piauí PL lança candidatura de coronel Diego Melo ao governo do Piauí durante convenção em Teresina.(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 Piauí) PL lança candidatura de coronel Diego Melo ao governo do Piauí durante convenção em Teresina.

O candidato Coronel Diego Melo (PL) tem como propostas a valorização dos profissionais de saúde, o fortalecimento do serviço de atendimento materno-infantil, a restruturação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) e a realização de concursos na área.

“Vamos valorizar todos os profissionais da saúde, com um salário digno para que eles possam trabalhar com dignidade. Queremos levar a média e alta complexidade para o interior do estado. Vamos fortalecer o serviço de atendimento materno-infantil, em parceria com os municípios. Vamos construir um hospital voltado para o público infantil e um hospital de traumas, para atender a população com necessidade ortopédica. Vamos trabalhar para a restruturação do Hemopi, ampliar a rede básica de assistência à saúde, fomentar a medicina esportiva. Vamos dar atenção à saúde bucal e realizar concursos necessários”, afirmou o Coronel Diego Melo em entrevista ao g1 no dia 24 de agosto.

Geraldo Carvalho (PSTU)
Imagem: DivulgaçãoGeraldo Carvalho, é pré-candidato ao governo do Piauí pelo PSTU.(Imagem:Divulgação)Geraldo Carvalho, é pré-candidato ao governo do Piauí pelo PSTU.

O candidato Geraldo Carvalho (PSTU) tem como propostas para a área da saúde o fortalecimento da capacidade de atendimento em unidades de saúde, a contratação de mais servidores de saúde e a ampliação da rede hospitalar.

“Nós precisamos mexer na estrutura. Nós precisamos fortalecer a capacidade de atendimento das UBSs lá nos municípios. Nós precisamos aumentar a capacidade de atendimento dos hospitais regionais. Nós precisamos contratar mais servidores da saúde, técnicos, enfermeiros. Nós precisamos reforçar o atendimento nos hospitais de alta complexidade. Nós precisamos ampliar esta rede, se for necessário”, afirmou Geraldo Carvalho durante debate da TV Meio Norte no dia 16 de agosto.

Gessy Lima (PSC)
Imagem: Laura Moura /g1Gessy Fonseca (PSC) e Fábio Sérvio (Podemos)(Imagem: Laura Moura /g1)Gessy Fonseca (PSC) e Fábio Sérvio (Podemos)

A candidata Gessy Lima (PSC) pretende ampliar o atendimento de saúde materno-infantil, melhorar as estruturas de hospitais, maternidades e de todo o setor de atendimento da saúde pública do estado, descentralizando e melhorando a qualidade de trabalho de todos os profissionais do setor.

"Então nosso compromisso, eu Gessy como governadora do Piauí, é ampliar esse apoio à saúde materno-infantil, ampliar o atendimento, melhorar as estruturas de saúde dos hospitais e maternidades, todo o setor de atendimento da saúde pública do estado, descentralizando, melhorando a qualidade de trabalho de todos os profissionais da saúde, desde o médico até o zelador", disse Gessy Lima durante debate da TV Cidade Verde no dia 16 de agosto.

Gustavo Henrique (Patriota)
Imagem: DivulgaçãoGustavo Henrique, candidato do Patriota ao governo do Piauí.(Imagem: Divulgação)Gustavo Henrique, candidato do Patriota ao governo do Piauí.

O g1 aguarda o posicionamento do candidato sobre o assunto.

Lourdes Melo (PCO)

Imagem: AssessoriaLourdes Melo (PCO)(Imagem: Assessoria)Lourdes Melo (PCO)

A candidata Lourdes Melo defende a gratuidade da saúde.

"Nós defendemos a saúde como uma necessidade que tem que ser gratuita pra todo mundo e o fim desses hospitais. Eles, sim, ganham muito dinheiro. Esses laboratórios, hospitais, e sobra até mesmo para a questão do pessoal desempregado que compartilha dessa exploração de ganhar dinheiro em cima da saúde pública", afirmou Lourdes Melo em entrevista ao g1 no dia 18 de agosto.

Madalena Nunes (PSOL)
Imagem: Divulgação/ PSOLMadalena Nunes (Imagem:Divulgação/ PSOL)Madalena Nunes

A candidata Madalena Nunes (PSOL) informou que, caso seja eleita, irá trabalhar para o que o Piauí tenha uma saúde pública e de qualidade, com políticas voltadas para o saneamento básico e assistência à saúde, além da priorização da saúde da mulher.

"No programa do PSOL Piauí para o Bem Viver, a saúde é pública e de qualidade, não vamos permitir que nenhuma criança morra por falta de saneamento básico ou por falta de assistência à Saúde. Nós temos que priorizar a saúde da mulher, sabemos que a violência contra as mulheres aumentou muito na pandemia e a gente tem um presidente que alimenta essa violência, então precisamos de políticas públicas para combater isso", afirmou Madalena Nunes no Twitter no dia 16 de agosto.

Rafael Fonteles (PT)
Imagem: Ilanna Serena/g1 PiauíRafael Fonteles, candidato do PT ao governo do Piauí nas eleições de 2022.(Imagem:Ilanna Serena/g1 Piauí)Rafael Fonteles, candidato do PT ao governo do Piauí nas eleições de 2022.

O candidato Rafael Fonteles (PT) afirmou que focará na descentralização da saúde e na resolutividade.

"Vamos descentralizar nossa saúde, muito já foi feito e vamos continuar fazendo mais, com a diminuição das filas e mais resolutividade, consultas especializadas e que isso chegue para todo o Estado. Temos o exemplo da neurocirurgia, que já chegou nas cidades de Parnaíba, Floriano e Picos", afirmou Rafael Fonteles no Twitter no dia 16 de agosto.

Ravenna Castro (PMN)
Imagem: Layza Mourão/ g1 PiauíPMN oficializa a candidatura de Ravenna Castro ao Governo do Piauí.(Imagem:Layza Mourão/ g1 Piauí)PMN oficializa a candidatura de Ravenna Castro ao Governo do Piauí.

O g1 aguarda o posicionamento da candidata sobre o assunto.

Silvio Mendes (União Brasil)
Imagem: Maria Romero/g1 PiauíSílvio Mendes é candidato ao governo do Piauí pelo União Brasil.(Imagem: Maria Romero/g1 Piauí)Sílvio Mendes é candidato ao governo do Piauí pelo União Brasil.

O candidato Silvio Mendes (União Brasil) promete descentralizar os serviços de saúde e fortalecer a parceria entre o Estado e os municípios.

“Nós vamos fazer, claro que, ampliado, o que fizemos em Teresina. Descentralização, seremos parceiros efetivos dos municípios, seja no custeio, nos recursos humanos, contanto que cada cidade pequena, média ou grande, tenha um sistema de saúde proporcional a sua necessidade. É assim que será feito, seja na assistência materno-infantil, seja na urgência”, prometeu Silvio Mendes durante debate da TV Meio Norte no dia 16 de agosto.

Veja mais notícias sobre Eleições, clique em florianonews.com/eleicoes

Tópicos: estado, governo, candidatura