Campanha avalia que Lula errou ao cair em provocação de Bolsonaro em debate da Band

17/10/2022 09h06


Fonte O Globo

Imagem: Maria Isabel Oliveira/ Agência O GloboLula e Bolsonaro em debate na Band.(Imagem:Maria Isabel Oliveira/ Agência O Globo)Lula e Bolsonaro em debate na Band.

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) avalia que o candidato do PT errou ao cair na provocação do presidente Jair Bolsonaro (PL), no terceiro bloco do debate da Band, realizado no domingo. O sentimento foi captado em pesquisas qualitativas.

O entendimento é que Lula foi bem melhor do que o adversário nos dois primeiros blocos e poderia ter fechado o programa em ampla vantagem se não tivesse cedido às provocações do atual presidente quando ele falou sobre Petrobras e corrupção.

Foi no terceiro bloco que Lula gastou o seu tempo e deixou Bolsonaro com a possibilidade de falar sozinho por mais de cinco minutos. Um aliado do petista, porém, acredita que o atual presidente não aproveitou e falou apenas para sua bolha.

A presidente do PT e coordenadora-geral da campanha, Gleisi Hoffmann, também minimizou o episódio, apesar de Lula ter reconhecido, segundo ela, ter administrado mal o tempo. Ela afirmou ter dúvidas se a população brasileira entendeu as referências de Bolsonaro à situação da Colômbia e da Venezuela.

— Ele (Lula) mesmo disse: administrei mal o tempo. Agora, o Bolsonaro falar muito tempo sozinho não acho que seja muito positivo para ele.

Gleisi explicou ainda que Lula não se estendeu no caso do vídeo em que Bolsonaro diz ter ido à casa de adolescentes venezuelanas depois de que “pintou um clima” para não desrespeitar a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.

— Nós tivemos uma decisão judicial. Por isso que ele não falou. Acho que ele deu um recado, estava lá com o broche da causa — afirmou a presidente do PT, se referindo ao broche usado por Lula na lapela de uma campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Veja mais notícias sobre Eleições, clique em florianonews.com/eleicoes

Tópicos: lula, campanha, bolsonaro