Advogado protesta contra o TRE rasgando 'Lei da Ficha Limpa'

02/08/2010 20h09


Fonte portalaz

Indignado com a cassação do seu registro de candidatura ao Senado, o advogado Antônio de Deus (PCO), fez um protesto que interrompeu a sessão desta segunda-feira (02) do Tribunal Regional Eleitoral. Sentado nas cadeiras reservadas ao público, ele rasgou e jogou no chão várias cópias da “Lei da Ficha Limpa”.

“A 'Ficha Limpa' foi comprada pelos políticos tradicionais do Piauí. Só os pequenos foram penalizados até agora, mas por motivos banais”, protesta.




Até agora, nenhum candidato no Piauí foi punido com base na nova lei. O protesto de Antônio de Deus é, na verdade, contra as decisões do TRE que impugnaram as candidaturas do PCO, PSOL e PMN, por exemplo, e livraram políticos com mandatos e que respondem a denúncias de corrupção.

“As decisões do TRE/PI e a atuação do Ministério Público Eleitoral não conseguem proteger a probidade e a moralidade no processo eleitoral. Fiz até pedido de investigação em campanhas milionárias, como dos candidatos Welligton Dias (PT) e Assis Carvalho (PT) e a tal Lei complementar 135 não alcança os fichas sujas do Piauí. Nem o senador Mão Santa (PSC) foi alcançado pela tal Lei Complementar 135. Esse senhor foi autor de um governo superlotado de práticas de corrupção”, ataca.

Indeferimento

Porém, a candidatura do advogado foi indeferida por problemas que partiram do próprio PCO, partido ao qual é filiado. Na véspera do prazo final para registrar as candidaturas, a sigla decidiu ficar fora da disputa eleitoral deste ano, contrariando o que havia sido decidido em convenção.

Mesmo assim, Antônio de Deus manteve a disposição em disputar uma vaga no Senado. Contudo, por omissão, o PCO não apresentou o demonstrativo financeiro exigido pelo TRE quando do registro de candidaturas, o que acarretou na cassação do registro do advogado.

Ele agora luta no Tribunal Superior Eleitoral para reaver o direito de ser candidato nestas eleições.