Vestibular UFU: 39% dos candidatos faltam no primeiro dia de provas

19/12/2020 21h50


Fonte G1

Imagem: Diélen Borges/Comunica.ufuPrimeiro dia de vestibular 2020/2 da UFU em Uberlândia.(Imagem:Diélen Borges/Comunica.ufu)Primeiro dia de vestibular 2020/2 da UFU em Uberlândia.

No primeiro dia do vestibular 2020/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizado neste sábado (19), 39% dos candidatos não compareceram aos locais de realização das provas. Ao todo, 25.724 estudantes se inscreveram para concorrer a 1.654 vagas, distribuídas entre 48 de cursos de graduação.

O índice de falta é maior que o registrado em 2019, quando 12,36% dos candidatos não fizeram a prova.

O exame, originalmente agendado para ocorrer em duas fases, nos meses de abril e junho, foi remarcado em decorrência da pandemia da Covid-19 e agora está sendo realizado em fase única. Segundo a UFU, 61% dos candidatos compareceram aos 53 locais de aplicação do processo seletivo em Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

Ainda de acordo com a universidade, nenhum candidato foi excluído ou impedido de realizar a prova por estar com a temperatura corporal acima do limite estipulado no edital ou por descumprir as instruções de segurança.

"O primeiro dia de prova transcorreu normalmente. Nenhum candidato foi eliminado devido à temperatura acima do previsto. Os candidatos obedeceram às medidas de segurança referentes à Covid-19 e às normas previstas em edital", afirmou a diretora de Processos Seletivos, Maura Rocha.

Nos locais de realização do processo seletivo, os postulantes as vagas tiveram que utilizar máscaras de proteção individual e respeitar a distância segura de dois metros entre cada um, durante todo o período. Todos os bebedouros estão interditados e os candidatos devem levar garrafas próprias, sendo que todas devem ser transparentes.

No primeiro dia, foi aplicada prova objetiva das disciplinas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – espanhol, francês ou inglês -, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Cada disciplina teve oito questões objetivas.

Neste domingo (20), os candidatos voltam aos locais de provas para realizarem o exame com questões discursivas. Serão duas por disciplina além da redação. 

Tópicos: candidatos, prova, locais