Veja o que estudar sobre língua portuguesa na reta final para o Enem 2021

30/10/2021 11h01


Fonte G1

Imagem: DivulgaçãoVeja o que estudar sobre língua portuguesa na reta final para o Enem 2021(Imagem:Divulgação)Veja o que estudar sobre língua portuguesa na reta final para o Enem 2021

O professor de língua portuguesa Helcio Aguiar listou os assuntos da disciplina que devem ser revisados nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 pelo candidato que almeja a aprovação.

Fonologia

Trata-se de um ramo dos estudo linguísticos que estuda o sistema sonoro de um idioma. O candidato deve saber diferenciar a língua falada da escrita, o que é padrão e o que é coloquial, o que é formal e o que é informal. Elas estão atreladas aos metaplasmas, sejam eles de subtração, transposição ou de adição.

Morfologia

Você que irá realizar a prova do Enem deve entender que o fonema pode se materializar e tomar formas. A partir disso, entra-se na morfologia, o ramo que estuda a estrutura e formação das palavras.

O primeiro ponto destacado por Helcio é o de que a união dos elementos mórficos para a formação de palavras pode ocorrer através de dois processos: derivação (prefixal, sufixal, parassintética, imprópria e regressiva) e composição (justaposição e aglutinação).

Dica do professor: o candidato deve atenta-se para o fato que a semântica – o estudo do significado – é refém do aspecto prefixal.

Observação: lembre-se que a língua portuguesa é formada por dez classes gramaticais, sendo seis variáveis e quatro invariáveis. As invariáveis são: preposição, conjunção, advérbios e interjeição.

Sintaxe

Segundo o professor, a sintaxe, além de estar presente na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é uma grande vilã na redação por quatro motivos:
  • Quebra de paralelismo – ocorre quando duas palavras não têm relação entre si, tornando o discurso confuso
  • Crase
  • Pontuação
  • Colocação pronominal


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: professor, palavras, l?ngua