Veja o que estudar para filosofia e sociologia na reta final para o Enem 2021

08/11/2021 17h20


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoVeja o que estudar para filosofia e sociologia na reta final para o Enem 2021(Imagem:Reprodução)Veja o que estudar para filosofia e sociologia na reta final para o Enem 2021

A professora Rúbia Gomes, de filosofia e sociologia, listou os principais assuntos da disciplina que o candidato deve revisar nesta reta final para se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

A política deve ser o principal assunto que o aluno deve se atentar ao estudar a disciplina, principalmente quando é trabalhada em Maquiavel. É importante reforçar os conceitos de virtù e de fortuna e lembrar que, para Maquiavel, os fins justificam os meios. Sendo a política a arte de conquistar e de manter o poder.

O candidato também deve estudar os conceitos trabalhados pelos contratualistas Thomas Hobbes, Jonh Locke e Jean Jacques Rosseau. O contratualismo é um conjunto de correntes filosóficas que tentam explicar a origem e a importância da construção das sociedades.

Thomas Hobbes afirmava que o homem nasce mau e por isso o estado precisa ser absolutista, pois só assim poderá aplacar o ímpeto egoísta do homem.

Já na temática trabalhada pelo contratualista Jonh Locke, que é considerado o pai do liberalismo político, é importante estudar os conceitos de liberdade e de justiça e também os direitos naturais, o direito à vida, liberdade, propriedade e o direito de lutar por esses direitos.

Dica da professora: Em Locke, diferente de Hobbes, o cidadão tem o direto da insurreição, de rebelar-se contra quem governa.

Também é importante estudar os conceitos trabalhados por Jean Jacques Rosseau, que afirmava que o homem nasce bom e a sociedade o corrompe, e que o estado deve governar para a vontade geral.

Muita atenção com essa informação, pois existe uma diferença de vontade de todos e vontade geral. A vontade de todos é como o estado nasceu, só para governar para um grupo, que seria o grupo dos ricos, dos possuidores, sendo que o estado deve governar para o estado geral que é a amante do bem comum.

Tópicos: estado, hobbes, conceitos