Unicamp perde 422 professores e 1,2 mil técnicos-administrativos em 20 anos; entidade cita defasagem

29/05/2022 13h03


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoSegundo ela, a universidade prevê contratações e a retomada de concursos que foram paralisadas por conta da legislação na pandemia. As informações foram divulgadas à comunidade esc(Imagem:Reprodução)
 Entre 2002 e 2022, o número de professores da Unicamp caiu de 2.121 para 1.699. Ao todo, são 422 vagas não repostas em 20 anos - queda de 19,9%. Além disso, a instituição perdeu 1,2 mil técnicos-administrativos. Os dados, obtidos pelo g1 via Lei de Acesso à Informação (LAI) e complementados pela Universidade Estadual de Campinas (SP), contrastam com o crescimento nos números de estudantes e cursos.

Presidente da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), Maria Silvia Viccari Gatti afirma que a categoria sente a defasagem e que há impactos no trabalho dos profissionais.

"Se você for em cada unidade, todo mundo vai falar que tem defasagem, que quer mais docentes. [Também] Não existe uma distribuição equitativa, porque as unidades são muito diferentes entre si. Você tem unidades com mais de 100 docentes e unidades com menos de 20, que são as mais novas".

Maria Silvia, que é professora aposentada do Instituto de Biologia, também pontua que o trabalho dos professores extrapola o momento das aulas. Por isso, a falta de um quadro completo na docência afeta o dia a dia.

"A administração de uma aula não significa somente aquela hora em sala de aula. O professor tem que preparar a aula, tem prova para corrigir...", afirmou a presidente.

"O professor na Unicamp não é só professor, é gestor, é pesquisador. Então a carga horária acaba sendo bastante grande", completou.

Maria também pontua que o crescimento nos cursos e no número de alunos matriculados na pós-graduação ampliou a demanda dos profissionais.

Segundo ela, a universidade prevê contratações e a retomada de concursos que foram paralisadas por conta da legislação na pandemia. As informações foram divulgadas à comunidade escolar em reunião do Conselho Universitário.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: professor, docentes, unicamp