Unicamp estuda ampliar locais de provas do vestibular em SP para evitar aglomerações

26/06/2020 18h34


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoUnicamp estuda ampliar locais de provas(Imagem:Reprodução)
 A Unicamp avalia expandir o número de cidades para aplicação de provas do vestibular 2021 no Estado de São Paulo, segundo a comissão organizadora (Comvest). A logística do exame anterior chegou a 31 municípios paulistas, incluindo a capital e Campinas (SP), mas a universidade estuda o acréscimo de "novas rotas" como forma de evitar aglomerações de candidatos e reduzir as hipóteses de disseminação do novo coronavírus. As avaliações estão previstas para o primeiro bimestre.

Ao G1, o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, destaca que a preocupação da Unicamp é com a condição sanitária para aplicação do processo seletivo. Antes disso, a comissão já havia anunciado que o total de questões da primeira fase será reduzido de 90 para 72, com tempo máximo de quatro horas, em vez de cinco; e que o vestibular irá ocorrer em dois dias diferentes.

"Nossa meta, considerando o histórico de inscritos por região, que atendamos 90% das cidades com um deslocamento de no máximo 120 km", destaca Freitas Neto. Sem mencionar o número de cidades avaliadas pela comissão, ele pondera que a definição irá ocorrer antes da abertura do prazo de inscrições, prevista para 31 de julho. Ela pode ser feita pelo candidato até 8 de setembro.


Como exemplo, ele menciona a situação da região noroeste do Estado, onde a Unicamp tem verificado demanda considerável de inscritos, mas só aplica as provas em São José do Rio Preto (SP).

"A análise está sendo feita considerando a demanda de inscritos e a distribuição espacial", ressalta Freitas Neto. De acordo com ele, a Unicamp manterá aplicação de provas nas cinco capitais fora de São Paulo: Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: inscritos, provas, unicamp