UFPI volta atrás e vai exigir passaporte da vacina no retorno às aulas presenciais

02/02/2022 13h14


Fonte G1 PI

Imagem: UFPIUniversidade Federal do Piauí (UFPI)(Imagem:UFPI)Universidade Federal do Piauí (UFPI)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) voltou atrás e decidiu que o passaporte da vacina contra a Covid-19 será exigido no retorno às aulas, que ocorre a partir do dia 7 de fevereiro. As mudanças foram definidas em reunião, na segunda-feira (31), devido ao aumento de casos da doença e de internações hospitalares.

Anteriormente, a UFPI havia anunciado que o passaporte da vacina não seria obrigatório no retorno às aulas presenciais. A decisão foi criticada por entidades de alunos e professores da instituição de ensino.

De acordo com a instituição de ensino, a partir de agora “qualquer pessoa no interior da UFPI, ou em atividades próprias da Instituição, mesmo que fora dela, será obrigada a apresentar passaporte vacinal da Covid-19, quando solicitado pelo respectivo responsável, tanto em locais fechados quanto abertos”.

O documento deverá ser apresentado juntamente com um documento com foto.

Só poderão acessar a residência universitária ou o restaurante universitário da universidade aqueles que apresentarem o certificado da vacina. Vale lembrar que a UFPI já cobra o documento aos alunos no momento da matrícula.

Além disso, a instituição recomenda aos estudantes, professores e demais servidores que, em caso de diagnóstico positivo para a Covid-19, o tempo de isolamento será de 5 a 10 dias, podendo ser estendido caso os sintomas persistem.

“A UFPI fará o monitoramento permanente para acompanhar as condições sanitárias e fazer os ajustes necessários para garantir a biossegurança da comunidade acadêmica”, afirmou o vice-reitor da universidade, Viriato Campelo.

Como será as aulas na UFPI em 2022?

As aulas serão no formato híbrido (presencial e remoto). O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) resolveu que as disciplinas teóricas serão desenvolvidas em modo remoto; as teórico-práticas, em formato remoto combinado com presencial; e as atividades de natureza prática, como estágios, de maneira presencial.

Também foi acordado que a oferta de disciplinas com atividades presenciais deve ser planejada em etapas.

A quantidade de vagas destinadas por turma também irá variar de acordo com a modalidade escolhida para a oferta.

Para atividades majoritariamente remotas, deve haver máximo de 65 alunos; para aquelas com atividades presenciais e remotas, máximo de 40; e para os componentes majoritariamente presencias, até 20 pessoas.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: ufpi, atividades, remoto