UFPI solicita 1.500 testes de Covid-19 para serem usados durante retorno das aulas

28/01/2022 11h18


Fonte G1 PI

Imagem: UFPIUniversidade Federal do Piauí (UFPI)(Imagem:UFPI)Universidade Federal do Piauí (UFPI)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou, nesta quinta-feira (27), que solicitou à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) 1.500 testes de Covid-19 a serem enviados ao Hospital Universitário (HU/UFPI). Os exames, segundo a instituição de ensino, serão utilizados para ampliar a testagem de estudantes, técnicos e professores durante o retorno das aulas presenciais.

O pedido foi feito pelo reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ao secretário estadual de saúde Florentino Neto. Procurada pelo g1, a Sesapi não informou se irá atender a solicitação da universidade ou não.

"É mais ação da universidade no sentido de manter o esforço no cuidado com a saúde de todos na volta às aulas",
disse o reitor.

As aulas da instituição de ensino serão retomadas no dia 7 de fevereiro e terão o formato híbrido (remoto e presencial). A UFPI optou por não exigir o passaporte da vacina durante o retorno das aulas. O certificado só será cobrado no momento em que o estudante realizar a matrícula. A decisão foi criticada por entidades de alunos e professores da universidade.

"Gostaria de reiterar: somos sim favoráveis ao retorno das atividades acadêmicas da UFPI com segurança, que significa certificação vacinal para todos os estudantes, professores, técnicos administrativos, terceirizados. Segurança significa a defesa da universidade, da sua autonomia e também de todos os protocolos de segurança como indicam a ciência",
afirmou a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), Marli Clementino.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: ufpi, universidade, aulas