UFPI retoma aulas dia 22 de março em formato remoto; cursos podem flexibilizar

16/02/2021 12h42


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Universidade Federal do Piauí - UFPI(Imagem:Fernando Brito/G1)Universidade Federal do Piauí - UFPI

As aulas do próximo período da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão começar no dia 22 de março em formato remoto. Os cursos que tiverem disciplinas práticas poderão flexibilizar na modalidade híbrida, quando parte dos alunos têm aulas de forma remota e outra parte presencial.

A proposta foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) e elaborada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG). Neste mês, os estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia e nutrição realizaram um protesto pela volta às aulas na modalidade híbrida.

De acordo com a instituição, a decisão de flexibilizar a aulas vai ser de responsabilidade da chefia de cada curso.

“A flexibilização adotada para o novo período será possível levando em conta a situação sanitária e as condições específicas de cada curso no que diz respeito às disciplinas práticas. Pela resolução, as chefias de departamento e as coordenações de cursos discutem quais componentes podem ser flexibilizados e a quantidade de alunos que poderão assistir às aulas por vez”, informou a instituição.

Ensino fundamental e médio

O ensino na rede privada do Piauí foi retomado, em janeiro, no formato híbrido, após o Governo do Estado ter aprovado o protocolo com medidas de segurança para o retorno às atividades presenciais para o setor da educação.

Além disso, em decreto publicado no dia 8 de janeiro, foram autorizados a funcionar: berçários, creches, infantários, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, tecnólogo, educação de jovens e adultos (EJA), ensino superior, pós-graduação, preparatórios, cursos, seminários, palestras, capacitações, congressos, simpósios, contando que respeitem os protocolos de segurança.

Na rede estadual de ensino, as aulas iniciaram no dia 1° de fevereiro de forma remota. Em Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) propôs que as turmas de 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de Teresina retornem às aulas presenciais no dia 1 de março em ensino híbrido (remoto e presencial). As demais turmas devem continuar na modalidade de ensino remoto. A proposta deve ainda ser avaliada pelo Conselho Municipal de Educação.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: ensino, cursos, aulas