UFPI e Uespi ofertam 3.883 vagas pelo Sisu para 99 cursos de graduação; inscrições começam nesta ter

03/08/2021 07h00


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDo total de vagas oferecidas na UFPI, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exi(Imagem:Reprodução)

 A Universidade Federal do Piauí vai ofertar 2.148 vagas em 50 cursos de graduação e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) disponibilizará 1.735 vagas para 49 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.2. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (3), na página oficial do programa, e terminarão na sexta (6).

O processo, gratuito, é feito com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O resultado da chamada regular será no dia 10 de agosto.

As matrículas institucionais dos alunos aprovados na UFPI ocorrem de 11 a 18 de agosto no sistema de matrículas da Universidade. Para os aprovados na Uespi, as matrículas serão de 12 a 16 de agosto.

O prazo para manifestar interesse na Lista de Espera no site do SISU é de 10 a 16 de agosto. A partir do dia 19 de agosto os candidatos da lista poderão ser convocados nas chamadas.

Do total de vagas oferecidas na UFPI, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública, conforme estabelece a Lei nº 12.711/2012. A partir dessa exigência, há reserva de vagas a estudantes com renda familiar bruta per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e ainda para pessoas com deficiência.

Quanto a distribuição do número de vagas da Uespi, 50% são destinadas para ampla concorrência e 50% são voltadas para ações afirmativas. Sendo que as vagas de ações afirmativas são distribuídas em:

1: 45% (quarenta e cinco por cento) para pessoas negras, quilombolas e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário mínimo e meio(1,5);
2: 10%( dez por cento) para pessoas com deficiências que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5);
3: 45% (quarenta e cinco por cento) integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5) e que não estejam concorrendo na forma das ações Afirmativas 1 e 2.


Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vagas, rede, ensino