UFPI anuncia retomada das aulas presenciais a partir do dia 20 de junho

10/05/2022 10h49


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Universidade Federal do Piauí (UFPI)(Imagem:Fernando Brito/G1)Universidade Federal do Piauí (UFPI)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) anunciou a retomada das aulas presenciais nos colégios técnicos, cursos de graduação e pós-graduação a partir do dia 20 de junho. Segundo a instituição, o calendário acadêmico referente ao período 2022.1 será divulgado posteriormente.

A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição na segunda-feira (9). A resolução aprovada neste encontro estabelece atividades presenciais de, no mínimo, 80% da oferta de disciplina dos cursos.

As atividades acadêmicas com uso de tecnologias digitais, inovações tecnológicas e metodologias ativas poderão ser aplicadas em até 20% da oferta de disciplinas.

Isso só será possível caso ocorra um agravamento da pandemia da Covid-19, ou para permitir o adiantamento curricular, ou como estratégia para diminuir atrasos dos estudantes.

A resolução define também a possibilidade do estudante em apresentar, de forma online, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), qualificações e defesas de dissertações ou teses.

As novas regras foram determinadas após a instituição de ensino incorporar as sugestões apresentadas pela comunidade acadêmica – alunos, técnicos e professores -, que se manifestou durante o período de 29 de abril a 4 de maio.

O protocolo de biossegurança para o retorno das atividades presenciais está sendo elaborado pelo Comitê Gestor de Crise da UFPI e será divulgado em breve.

Aulas durante a pandemia

As aulas na UFPI foram suspensas no dia 16 de março de 2020 devido ao agravamento da pandemia. Para evitar o contágio do novo coronavírus, a universidade adotou a modalidade remota.

Após protestos de estudantes da instituição de ensino, o ensino hídrido, com aulas remotas e presenciais, foi adotado a partir do dia 7 de fevereiro deste ano.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook