UFPI 50 anos: ex-alunos e funcionários relembram histórias

04/03/2021 14h18


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeUniversidade Federal do Piauí completou 50 anos de existência.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Universidade Federal do Piauí completou 50 anos de existência.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) completou 50 anos esta semana. Formadora e qualificadora, a instituição cresceu em estrutura e conceito. O quadro TBT, do Bom dia Piauí, relembrou a história da universidade (veja acima).

Prefeito de Teresina entre 1971 e 1975, o major Joel Ribeiro foi o responsável pelo prolongamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima, na Zona Leste da capital, que antes terminava na Igreja de Fátima.

O ex-prefeito relembra a inauguração do campus, que considera um marco na produção de conhecimento.

“A universidade não forma apenas mão-de-obra. Universidade forma intelecto. Eram poucas as universidades naquela época. Para nós foi uma sorte muito grande”, disse Joel Ribeiro.
Imagem: TV Clube/ReproduçãoMajor Joel Ribeiro, ex-prefeito de Teresina entre os anos 1971 e 1975.(Imagem: TV Clube/Reprodução)Major Joel Ribeiro, ex-prefeito de Teresina entre os anos 1971 e 1975.

Ex-aluna do curso de odontologia, Tereza Melo, se formou em 1985. Hoje, a cirurgiã-dentista relembra as idas para a universidade naquela época.

"Eu morava na Valter Alencar, na Zona Sul, e caminhava até a Nações Unidas. De lá, eu pegava um ônibus que já vinha lotado, todo mundo se espremendo, dependurado. Só tenho paixão e gratidão. Estudei muito para passar no vestibular e foi uma realização pessoal muito grande. Um sonho realizado", afirmou a ex-aluna.
Imagem: TV Clube/ReproduçãoTereza Melo, ex-aluna do curso de odontologia da UFPI. (Imagem: TV Clube/Reprodução)Tereza Melo, ex-aluna do curso de odontologia da UFPI. 

Outra pessoa que participou da construção da história da UFPI, foi Socorro Cordeiro, funcionária da instituição desde antes da inauguração.

São 50 anos de magistério na universidade. Ela foi contratada como auxiliar de ensino na Faculdade de Medicina do Piauí fevereiro de 1971.
Imagem: TV Clube/ReproduçãoSocorro Cordeiro trabalha há 50 anos na UFPI. (Imagem: TV Clube/Reprodução)Socorro Cordeiro trabalha há 50 anos na UFPI. 

Quando a UFPI completa seu cinquentenário, a professora chega aos 50 anos e 26 dias dedicados à universidade.

“É o meu lugar de conforto. Não adianta! Por que que eu não quero ir embora? Tenho filhos, tenho família, mas uma coisa não compete com a outra. Cada coisa no seu departamento”, disse.

A professora da instituição, que também já exerceu o cargo de pró-reitora e interinamente o de reitora, poderia estar aposentada, mas prefere a sala de aula.

Criação da UFPI
A UFPI foi instalada em 1 de março de 1971 a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no Estado - Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.

Além da sede na capital, a universidade tem campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

O atual reitor da UFPI, Gildásio Guedes, pontua a importância da instituição.

“A UFPI é um divisor de águas na história do Piauí. E só isso já justifica assinalar essa data. Mas é um momento que queremos para um duplo olhar: olhar para a trajetória passada, desses últimos 50 anos de construção e aprendizado; e a visão prospectiva, para o futuro, para os próximos 50 anos”, completou.