UESPI inaugura Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí

03/01/2023 15h13


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarUESPI inaugura Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí(Imagem:Divulgação)UESPI inaugura Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí

“A inauguração do Núcleo é a realização de um sonho para nós. É a certeza de que tudo que aprendemos em sala de aula será aplicado na prática a partir das nossas pesquisas”, assim descreve a estudante do curso de Engenharia Elétrica, Vitória Ferreira, sobre a nova conquista da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI). O Núcleo localiza-se no Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF).

Autoridades reunidas na inauguração

A solenidade de inauguração do Núcleo contou com a presença da reitoria da UESPI, representantes da Administração Superior, professores e discentes do curso de Engenharia Elétrica, da Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC) e das concessionárias parceiras. Todos essenciais para a construção e execução de projetos do Núcleo.

O núcleo possui dois grandes complexos, o CER (Complexo de Energias Renováveis) e o CTEL (Complexo de Telecomunicações), além da estruturação de uma sala multiuso.

A construção do CER é resultado de um retorno social das Concessionárias do Projeto de Energia Limpa do Estado do Piauí que são as Concessionárias Rio Poti Energia, GM ENERGIA e SPE ENERGIA SUSTENTÁVEL, por meio da Superintendência de Parcerias e Concessões – Suparc. Esse espaço é composto por três laboratórios: LAPER (Laboratório de Práticas e Pesquisas em Energias Renováveis), LATER (Laboratório de Tecnologias Integradas) e CMER (Centro de Monitoramento e Estudos Remotos).

Já a construção do CTEL é oriundo do retorno social da empresa Piauí Conectado. O espaço é composto por dois laboratórios: LAPRE (Laboratório de Arquitetura e Pesquisa em Redes) e LAPON (Laboratório de Redes Ópticas Passivas).

O coordenador do Núcleo, o professor Juan Aguiar, foi o propulsor da ideia. Ele agradece a todos os envolvidos e destaca que este novo espaço oportuniza aos alunos dos cursos da área de Exatas a desenvolverem suas pesquisas e ideias. “A contribuição acontece para além da nossa instituição. Os estudantes poderão lidar com altas tecnologias. Diante disso, estaremos formando profissionais e pesquisadores capacitados para o mercado de trabalho”, ressalta.

O reitor, Evandro Alberto, em nome de toda a Administração Superior da universidade, parabeniza pela iniciativa e enfatiza que sempre irá lutar para que os discentes uespianos tenham as melhores condições de ensino, pesquisa e extensão. “Temos aqui na nossa UESPI algo inédito na área de Energias Renováveis e Telecomunicações. Equipamentos de alta qualidade e tecnologias que não são encontrados nem em grandes empresas. Então o sentimento é de muita felicidade e conquista! Continuemos lutando”, diz.

Em sua fala, a superintendente da SUPARC, Viviane Moura, relembra de quando conheceu o projeto. Ela foi a responsável por captar empresas concessionárias para a realização do projeto. “Acreditamos na educação e na força que ela tem! Quando o professor Juan conversou comigo pela primeira vez e mostrou aquele projeto, ainda tímido, eu vi o empenho e a dedicação dele e apostei no potencial!”, relata a superintendente.

As empresas concessionárias em questão e parceiros muito importantes são: Rio Poty Energia, GM Energia e a Piauí Conectado. Estiveram presentes, o presidente da GlobalTaslk, Edson Ribeiro, o gerente de operações da Rio Poty Energia, Giorgio Santos e o senhor Guilherme Rebelo Godim. Que deram depoimentos entusiasmados com a inauguração.

Tópicos: uespi, energia, inaugura??o