Uespi discute criação de mestrado na área da saúde

12/02/2020 16h22


Fonte Governo do Estado

Professoras e representantes da Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com docentes da Universidade Federal do Piaui (UFPI) e Universidade Federal do Ceará (UFC), discutiram a criação de um mestrado na área da saúde acadêmica ou profissional na Uespi. A reunião foi realizada nessa terça-feira (11), no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

A ideia é que o mestrado seja direcionado para as temáticas de saúde e educação, assim como epidemiologia. A parceria formada entre as instituições visa estreitar laços, além de desenvolver a qualidade da saúde básica do estado.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Prop), Ailma do Nascimento, a idealização de um mestrado em saúde fortalece o tripé da Uespi: ensino, pesquisa e extensão.

“A expectativa é de termos até o término de 2020 um novo programa de pós-graduação na área de saúde. Agora vamos discutir com o grupo de professores, no sentido de elaborar um projeto para que seja submetido à próxima Apresentação de Propostas para Cursos Novos (APCN) da Capes”,
explica Nascimento.

A reunião contou com a presença da professora e coordenadora do Programa de Acompanhamento do Egresso, Dalva Stella, e da docente e coordenadora de Estomaterapia, Sandra Marina.

“Com a possível concretização do mestrado, a Uespi avança na qualidade de serviços prestados, aumenta a produção científica do Piauí, além de promover o desenvolvimento da saúde para a sociedade”,
ressalta Sandra.

A criação do projeto do mestrado em saúde na Uespi surgiu após a visita do professor da UFC Alberto Novaes Ramos na oficina de produção científica, em outubro de 2019. Agora, com o aval do reitor Nouga Cardoso, a instituição confere os trâmites burocráticos para enviar a proposta de realização do mestrado para Capes. Além da UFC, o programa conta com o apoio do Mestrado em Saúde Comunidade da UFPI, bem como da Fiocruz.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: mestrado, uespi, programa