Uespi: Câncer de mama foi tema de palestra para alunos da UNATI

27/10/2021 16h36


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoUespi: Câncer de mama foi tema de palestra para alunos da UNATI(Imagem:Reprodução)Uespi: Câncer de mama foi tema de palestra para alunos da UNATI

Nesta noite de terça-feira (26/10) foi realizada a palestra sobre câncer de mama, para conscientizar e buscar prevenir as alunas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI).

Os palestrantes foram os estudantes de Medicina que desempenham trabalho de estagiários no Núcleo de Atividade Física para a Terceira Idade (NUTI) Rafael Magalhães, Natália Rebeca e Joana Macedo.

A jovem Natália Rebeca, explica “o câncer de forma geral, é uma disfunção na multiplicação celular e forma um tumor maligno. Porém, o câncer de mama tem altas chances de cura, se for diagnosticado precocemente”.

Outubro é o mês da conscientização e prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. O câncer de mama é detectado principalmente em mulheres. Para a estudante Natália Rebeca “pessoas a partir dos 40 anos , são mais propensas a ter a doença”.

Atenção ao sinais!

Joana Macedo afirma “o primeiro sinal é quando surge um nódulo na mama, ele pode ser: indolor, duro, irregular. Outro sinal é: edema cutâneo na pele. Geralmente quando a pessoa está com esse câncer ela vai sentir coceira, vai haver descamação”. A partir dos 35 anos a mulher já deve realizar a mamografia, e se manter alerta sobre a presença de nódulos. Dona Fátima Pereira de 68, anos faz acompanhamento de nódulo, no seio esquerdo e direito. A mesma já perdeu uma irmã para a doença. Fátima Pereira afirma, “Os nódulos que eu tenho são benignos. Tenho a precaução de ficar indo ao médico para acompanhar como está”.

Diagnóstico

O diagnóstico de câncer de mama tornou-se comum. Por isso, Rafael Magalhães aconselha que mamografias comecem cedo. “É uma doença que está frequente e a idade de diagnóstico acaba caindo, então indico para que comece a fazer a mamografia cedo, principalmente se tem histórico familiar de alguém que já teve a doença, porque sendo uma condição genética, ela pode ser perpassada para gerações futuras”. O estudante também explica sobre o procedimento para se descobrir o câncer de mama “a mamografia é um raio-x das mamas, é um exame cômodo, onde se amassa a mama infelizmente, mas é para conseguir verificar qualquer possível alteração que lá exista”.

Tratamento

A principal forma de tratamento é através da cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia vem logo em seguida. As medicações também são formas de tratamento. A dica é prevenir. E a melhor forma de prevenir é fazendo o autoexame e a mamografia. A aluna da UNATI Ducileide de Jesus, ficou muito satisfeita com a palestra, e contente com os esclarecimentos. Segundo Ducileide, “a palestra foi boa, tinha dúvidas, mas foram esclarecidas”.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao