Uespi aprova novo calendário acadêmico com aulas remotas a partir do dia 14 de setembro

26/08/2020 14h32


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/G1Universidade Estadual do Piauí (UESPI)(Imagem:Lucas Marreiros/G1)Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) aprovou um novo calendário acadêmico com aulas remotas a partir do dia 14 de setembro, de acordo o comunicado divulgado pela Instituição de Ensino Superior (IES) divulgado nesta quarta-feira (26). A universidade anunciou ainda que o período regular terá início no dia 21 de outubro.

De acordo com a Pró-reitora de Ensino e Graduação (PREG), Profa. Dra. Nayana Pinheiro, a proposta foi apresentada durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da universidade e vai ao encontro das legislações do Ministério da Educação.

“Fizemos alguns ajustes no calendário para a divulgação final. Esses ajustes foram propostos pelos Conselheiros, mas foi aprovado que o calendário acadêmico de 2020 será iniciado pelo Período Especial Curricular (PEC) 2020.3, em 14 de setembro”,
explicou a pró-reitora.

Segundo a pró-reitora, até dezembro dois semestres serão concluídos ficando 2020.2 para o próximo ano. Conforme o novo calendário, o PEC 2020.3 será de 30 dias com o término previsto para 17 de outubro. O ensino regular começará dia 21 de outubro até 30 de dezembro.

Menos dias letivos

Conforme a Uespi, o novo calendário segue as normativas dos órgãos de educação. A IES citou a portaria n. 544 de 16 de junho de 2020 do Ministério da Educação trata sobre a substituição das aulas presenciais pelo ensino remoto enquanto durar a pandemia Covid-19.

O período de vigência da substituição do ensino presencial pelo ensino utilizando os recursos educacionais digitais, segundo a portaria, é até 31 de dezembro.

A universidade também citou a Lei n. 14.040 de 18 de agosto de 2020, onde o Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu normas a serem adotadas durante a pandemia pelas instituições de ensino. A legislação dispensou, “em caráter excepcional”, a obrigatoriedade dos 200 dias letivos.

“A lei determina que não haja prejuízo da carga horária e de conteúdos previstos por cada curso e, com toda certeza, a Uespi irá respeitar isso. É um momento difícil, delicado, mas queremos manter nossa excelência no ensino e que não haverá prejuízo nenhum do conteúdo para o aluno”, disse.

Auxílio inclusão digital

De acordo com a Uespi, existe a preocupação quanto ao acesso dos alunos à internet e, por isso, foi aprovado um auxílio para inclusão digital, que já havia sido debatido pelo Comitê Gestor de Crise.

Esse auxílio ficará a cargo da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e será dado para os alunos da UESPI de todos os campi, obedecendo a alguns critérios para a sua concessão.

“Estamos organizando o texto final desse edital, porque tivemos sugestões apresentadas pelos Conselheiros. O fato é que a UESPI está buscando caminhos para vencer os desafios na educação provocados pela pandemia”, explicou a Profa. Dra. Eliene Pierote.

Funcionamento na pandemia

A Uespi começou a adotar medidas devido à pandemia em março, como a suspensão do calendário acadêmico de forma presencial, para evitar a disseminação do novo coronavírus. A instituição manteve algumas atividades de forma remota. Pesquisas e projetos de extensão também foram mantidos.

As pós-graduações retornaram em junho de forma remota e o trabalho administrativo presencial retornou com rodízios em todos os setores no dia 10 de agosto, com base em protocolos dos órgãos de saúde.

Com a aprovação do novo calendário, o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, informou que a instituição vai garantir ensino de qualidade aos alunos.

“Não tenhamos dúvidas que fará isso da mesma maneira que faria no ensino presencial, porque temos um corpo docente e discente, além de técnicos comprometidos com a educação e formação”, declarou.

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: uespi, ensino, pandemia