Três cursos da Uespi suspendem aulas presenciais após casos de Covid-19 entre alunos em Teresina

08/06/2022 09h47


Fonte G1 PI

Imagem: Lucas Marreiros/g1Universidade Estadual do Piauí (Uespi) campus Poeta Torquato Neto, sede da Universidade, no Bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina.(Imagem:Lucas Marreiros/g1)Universidade Estadual do Piauí (Uespi) campus Poeta Torquato Neto, sede da Universidade, no Bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina.

As aulas presenciais dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, Zona Norte de Teresina, estão temporariamente suspensas devido ao aumento de casos confirmados de Covid-19 entre alunos. A decisão foi publicada nessa terça-feira (7).

Em nota, a Uespi informou que, conforme decisão dos Colegiados dos cursos de Administração e Direito, as aulas presenciais ficarão suspensas por 15 dias. Já no curso de Ciências Contábeis, as atividades presenciais serão retomadas após cinco dias.

De acordo com o Protocolo Sanitário da universidade, neste período, as atividades referentes aos três cursos acontecerão de forma remota.

“Todas as atividades presenciais na UESPI devem ser restritas a pessoas (discentes, docentes, técnicos e colaboradores em geral) que tenham comprovado, no mínimo, ter completado o primeiro ciclo vacinal - vacinação com duas doses ou com dose única. Em caso de suspeita de síndrome gripal, a pessoa deverá se afastar por cinco dias das atividades presenciais e só retornar na hipótese de não mais exibir sintomas ou de ter testado negativo para Covid-19".


"As atividades do período do afastamento mencionado poderão ocorrer na modalidade remota e/ou por meio de compensação no decorrer do período",
diz trecho do documento.

Na instituição, as aulas presenciais foram retomadas no dia 18 de abril, após aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex). Desde o início da pandemia da Covid-19 até o dia 7 de março deste ano, a Uespi adotava o formato de ensino remoto, com presencial exclusivo para atividades práticas.

Confira a nota completa da Uespi

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) criou o Protocolo Sanitário para Desenvolvimento de Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas para que pudéssemos retornar de forma presencial em segurança em 18 de abril de 2022.

A Resolução Condir 001/2022 traz todas as diretrizes e procedimentos e de acordo com o Artigo 6.9 "as atividades presenciais poderão ser suspensas e somente retornar se não apresentarem sintomas ou se testarem negativo para Covid. As atividades do período do afastamento mencionado poderão ocorrer na modalidade remota e/ou por meio de compensação no decorrer do período”.

E para completar ainda destaca a importância da notificação para que a Universidade possa adotar "medidas que possam auxiliar na quebra da cadeia de transmissão do vírus, mediante suspensão de atividades presenciais de setores administrativos e de turmas envolvidas em trabalho acadêmico presencial”.

Em função do que foi posto acima, no campus Torquato Neto, o Colegiado dos Cursos de Administração e Direito decidiram pela suspensão das aulas presenciais a partir dessa terça-feira até o dia 21/06, mas, neste período, as atividades acadêmicas acontecerão de forma remota; o Colegiado de Contábeis decidiu pela suspensão somente por cinco dias.

Tópicos: uespi, cursos, atividades