Todos Pela Educação: Ensino de Teresina vai ser tema de documentário

12/08/2021 14h36


Fonte meionorte.com

Imagem: ReproduçãoEnsino de Teresina vai ser tema de documentário(Imagem:Reprodução)Ensino de Teresina vai ser tema de documentário

A equipe da ONG Todos Pela Educação definiu a capital piauiense para iniciar o roteiro de cidades que vão compor um documentário que está sendo gravado para divulgar as experiências educacionais de sucesso e que serão exemplos para todo o Brasil.

“Teresina tem o melhor sistema educacional no ensino fundamental entre todas as capitais brasileiras. Viemos aprender e registrar isso por meio desse documentário, para inspirar outras cidades que têm as mesmas dificuldades, que também têm seus problemas e, inclusive, questões financeiras parecidas com Teresina, mas que não conseguem o resultado da cidade.
Então levar essa experiência para o Brasil é muito importante para que consigamos ter educação de qualidade para todos. A educação não pode ser definida pelo CEP da criança, se ela mora numa cidade ou outra, num bairro ou outro, tem que ser de quali-ade para todos”, afirmou a presidente executiva da ONG, Priscila Cruz.


Priscila enfatizou ainda que Teresina foi a primeira cidade que a ONG visitou para realizar o registro audiovisual por ser uma das poucas redes do Brasil onde se encontra toda a cadeia de política pública funcionando, desde a avaliação, monitoramento,formação de professores, reforço até a recuperação, logo, a ideia é levar essa cadeia que funciona de forma coerente e produz resultado para outros alunos do país.

Durante a passagem pelo Piauí, Priscila Cruz, visitou na tarde de quarta-feira (11), a sede do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), onde foi apresentada ao case de qualidade educacional da Escola Municipal Casa Meio Norte.

“A Casa Meio Norte é exatamente o sonho do Todos pela Educação e educação para todos, então o sonho que nós temos é que cada escola do Brasil seja igual ou melhor do que a Casa Meio Norte, que possa perceber essa criança como grande tesouro para nós, perceber essa criança como esse ser espiritual que precisa ser cuidado, zelado e preparado para os enfrentamentos das desigualdades sociais, então é isso que nós acreditamos. Nós sonhamos, vivemos e acreditamos na escola pública, porque a escola pública é capaz de ensinar, sobretudo, ensinar com qualidade”, Rutinéia Lima, diretora pedagógica da escola.

“Estou encantada com a experiência da Casa Meio Norte”

A presidente da ONG frisou que novas metodologias são propostas essenciais e para quem gosta dessa área, é importante conhecer o que tem sido proposto em todo Brasil. ”Estou encantada com a experiência da Casa Meio Norte e é muito importante conhecer não só redes de ensino, mas também escolas que produzem estratégias e resultados que podem ser disseminadas para outras escolas”, avalia.

O diretor de jornalismo do GMNC, José Osmando de Araújo, destacou a parceria do grupo com o Todos Pela Educação para enriquecer a discussão sobre o ensino no Brasil. “É um prazer receber os membros dessa organização que tem atuado muito pela melhoria da educação no Brasil, nesse esforço de que todos têm que estar trabalhando pela educação e isso casa muito com o trabalho que nós desenvolvemos no Grupo Meio Norte que é muito voltado para esses aspectos educacionais e de elevação da condição das pessoas”, disse.

José Osmando afirma que a parceria com o Todos pela Educação deve ser ampliada. “Nós, que já fazemos um trabalho de parceria com eles, vamos ampliar muito mais, inclusive com troca de conteúdos, que, com certeza, nossos telespectadores, leitores, ouvintes e internautas vão se beneficiar bastante”, completou.

Tópicos: ensino, parceria, educa??o