Segundo colocado em lista tríplice é nomeado reitor da UFPI por Bolsonaro

19/11/2020 15h15


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Universidade Federal do Piauí - UFPI.(Imagem:Fernando Brito/G1)Universidade Federal do Piauí - UFPI.

O professor e matemático Gildásio Guedes Fernandes foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O professor foi o segundo colocado na lista tríplice, definida pelo Conselho Universitário. A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial da União.

Na publicação, o professor foi nomeado para exercer o cargo de reitor da Universidade, com mandato de quatro anos, a partir desta sexta-feira, 20 de novembro.
Imagem: Divulgação/UFPIProfessor Gildásio Fernandes(Imagem:Divulgação/UFPI)Professor Gildásio Fernandes

O docente substitui o atual reitor, professor Arimatéia Lopes. A sua chapa, que tem como vice-reitor o professor Viriato Campelo do Centro de Ciências da Saúde (CCS), estará à frente da instituição de 2020 a 2024.

Na definição da lista tríplice, somando votos de alunos, professores e do Conselho Universitário, ele ficou em segundo lugar.

"A lista terá os nomes dos professores candidatos a reitor: André Macedo, que obteve 22 votos; Gildásio Guedes, 11 votos; e Nadir Nogueira, seis votos, totalizando 39 votos dos conselheiros presentes", informou a UFPI.

Novo reitor

Gildásio Guedes é graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. Tem mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – (UNICAMP) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da UFPI. Atualmente na UFPI, é diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), coordenador da Universidade Aberta do Brasil UAB.