Seduckathon 2025: intercâmbio teve articulação direta do escritório da Investe Piauà em Portugal
15/08/2025 17h14Fonte Governo do PiauÃ
O escritório internacional da Investe Piauí, em Lisboa, tem desempenhado um papel determinante para viabilizar um dos mais significativos projetos educacionais já realizados pelo Governo do Estado: o Seduckathon 2025. O intercâmbio é realizado no Centro de Inovação TUMO, referência global no ensino criativo para jovens, com sede em Lisboa. Lá, os estudantes mergulham em cursos de programação, robótica, design, fotografia, música e outras áreas de inovação, no contraturno escolar.Nesta edição, 20 alunos da rede estadual embarcaram para Portugal, onde passarão 30 dias em um programa intensivo de educação e tecnologia. As quatro escolas da rede estadual que integram a primeira etapa do intercâmbio são o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Nossa Senhora do Patrocínio, em Pio IX, Ceti Orlando Carvalho, em Oeiras, Ceti Joel Ribeiro, em Teresina, e Ceti Waldemar de Moura Santos, em Caldeirão Grande do Piauí.
O acesso à experiência internacional foi possível graças a um trabalho iniciado em novembro de 2024, quando o governador participou da Web Summit e conheceu o Hub do Beato, polo de inovação em Lisboa, acompanhado pela equipe da Investe Piauí. Foi nesse momento que se estabeleceu o memorando de entendimento entre o Governo do Piauí e a Escola TUMO, fruto de articulação direta do escritório internacional.
Imagem: Assessoria Investe Piauí Portugal
Seduckathon 2025: intercâmbio teve articulação direta do escritório da Investe Piauí em Portugal

Segundo Daniel Martins, diretor Comercial em Mercados Europeus da Investe Piauí, o projeto é exemplo de como a atuação no exterior pode gerar impacto direto na vida dos piauienses. “Fomos responsáveis por prospectar a escola, articular a visita do governador, negociar o memorando e construir, junto com a Seduc, a grade curricular do programa. Agora, estamos acompanhando de perto cada etapa do intercâmbio — da recepção no aeroporto à integração nas atividades — garantindo que esses jovens aproveitem ao máximo essa vivência.”
Além da formação técnica, os estudantes participam de visitas culturais e imersões no ecossistema de inovação de Lisboa, ampliando a visão de mundo e desenvolvendo competências que podem transformar suas trajetórias profissionais.
Daniel Martins reforça que a presença institucional em Portugal tem um papel estratégico. “Nosso escritório internacional é a ponte que conecta o Piauí a oportunidades globais. No caso do Seduckathon, conseguimos transformar uma competição estudantil em um passaporte para que jovens da rede pública vivenciem, na prática, um ambiente de excelência em inovação.”
O Seduckathon 2025 premiou projetos escolares com impacto social, selecionando 130 alunos para representar o Piauí em seis países. Lisboa é apenas o primeiro destino desse movimento que posiciona a educação pública piauiense em patamares internacionais.
Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao