Seduc realiza formação do PRO Alfabetização na Idade Certa

03/02/2022 13h38


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarFormação do PRO Alfabetização na Idade Certa beneficia professores e gestores.(Imagem:Divulgação)Formação do PRO Alfabetização na Idade Certa beneficia professores e gestores.

O lançamento das propostas de formação de professores e de gestores do PRO Alfabetização na Idade Certa, realizado na manhã de quarta-feira (2), foi a primeira ação de mobilização e engajamento do programa em 2022.

O evento apresentou a organização e a estrutura das etapas da formação de professores – do ciclo de alfabetização e da educação infantil – e de gestores regionais, municipais e escolares, para engajar as redes de ensino na agenda formativa do programa.

O evento contou com as participações de Maria José Mendes Neta (diretora de Ensino e Aprendizagem; Arlete Boson, secretária municipal de Educação de Baixa Grande do Ribeiro, representando a UNDIME; Veveu Arruda, diretor executivo da Associação Bem Comum; Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do PRO Alfabetização na Idade Certa; Lia Sousa, coordenadora do Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem; e Cleverson Moreira, coordenador do Eixo de Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar.

Considerando os desafios impostos às redes de ensino e à aprendizagem das crianças do Piauí, em decorrência da pandemia da COVID-19, as propostas de formação estão conectadas com as inovações educacionais, com a diversidade e com a realidade da educação piauiense, endereçando as principais lacunas de ensino do Estado e assegurando, por meio dos encontros formativos, a recomposição e o desenvolvimento das aprendizagens.

“O importante da política do PRO Alfabetização na Idade Certa é o olhar para o estudante piauiense, o olhar para a aprendizagem do Piauí. Se tratando de educação, temos que pensar em qualidade e em parceria”, afirma a professora Maria José.

As seguintes propostas de formação foram apresentadas no evento:
  • Formação de Professores do Ciclo de Alfabetização (1º. e 2º. Ano do Ensino Fundamental);
  • Formação de implementação do Material Didático Complementar, em parceria com a Associação Nova Escola;
  • Formação de Professores da Educação Infantil (pré-escola);
  • Formação para Gestores escolares do ciclo de alfabetização;
  • Formação para Dirigentes Municipais de Educação;
  • Formação para gerentes regionais de educação e equipes técnicas das GRE, em parceria com a PARC e a consultoria Lyceum.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao