Seduc e IFPI realizam aula inaugural do projeto Educação 2.0 de Robótica

05/03/2022 11h56


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoParceria Seduc e IFPI amplia projetos de ensino da robótica.(Imagem:Divulgação)Parceria Seduc e IFPI amplia projetos de ensino da robótica.

Com o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos da rede pública de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) realizaram a aula inaugural do projeto Educação 2.0 de Robótica. A parceria beneficia 20 escolas do Piauí que têm projetos na área.

O superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, participou da aula inaugural que contou com a participação de professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da rede municipal de Timon – MA.

“Fechamos essa cooperação técnica com o IFPI Zona Sul e seu Curso de Informática para aulas de robótica com Arduínio nas escolas públicas da rede estadual que estão desenvolvendo projetos de robótica. Essa nova iniciativa contempla mais de 300 alunos em 20 escolas, ampliando nosso projeto. Quem já trabalha com robótica vai ter a oportunidade de conhecer novas coisas”,
afirmou o superintendente.

A parceria tem por objeto a realização do Projeto “Robótica Educacional 2.0: Uma abordagem voltada para as metodologias ativas”, com o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos da rede pública de ensino.

O Coordenador do IFPI, professor Dr. Stephenson Galvão, destacou que o instituto irá contribuir com os kits de robótica para 20 escolas que já possuem professores participantes do Curso de Robótica do Centro de Formação Antonino Freire.

“A atuação conjunta do IFPI e da Seduc visa realizar estudos relacionados à robótica educacional, voltados para os anos finais do Ensino Fundamental, de forma que o IFPI proporcionará aos seus alunos de licenciatura experiências reais de ensino e a Seduc terá o apoio destes para desempenhar atividades iniciais de programação computacional”,
observou o coordenador.

Segundo o professor formador em robótica, Ranildo Lopes, a parceira terá duração de um ano.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: ensino, escolas, seduc