Seduc debate indicadores educacionais com Instituto Unibanco

29/05/2021 08h00


Fonte SEDUC

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarSeduc debate indicadores educacionais com Instituto Unibanco(Imagem:Reprodução)Seduc debate indicadores educacionais com Instituto Unibanco

Estiveram reunidos de forma virtual, na manhã desta sexta-feira (28), os representantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) e Instituto Unibanco, no 4º Comitê Tático Extraordinário para discutir os indicadores do estado e os caminhos da Educação Básica Piauiense.

As diferentes instâncias de gestão trataram de ações referente aos protocolos SMAR-N1 e N2; Metas, Ideb 2021 e objetivos estratégicos no intuito de monitorar e avaliar os Indicadores de Execução do Plano de Ação do Circuito de Gestão. Os indicadores são referentes à frequência dos estudantes, às aulas ministradas e aos resultados das avaliações educacionais, dentre outros, a serem refletidos na rede de educação do estado.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, o comitê prevê um momento de ajuste dos indicadores, tanto a estimativa de perdas de aprendizagens em 2020 quanto a recuperação destas.

"Apresentamos uma proposta de abordagem não só dos indicadores tratados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas compondo vários outros indicadores educacionais que consideram o contexto pandêmico. Daremos seguimento a discussões por meio de pesquisas e evidências que o Instituto Unibanco nos apresenta, enquanto parceria, para fortalecer a sistemática de monitoramento e avaliação. O comitê foi muito produtivo com as equipes fornecendo insumos para tratarmos os objetivos estratégicos da Seduc, dentre eles, a garantia da aprendizagem, redução da desigualdade e mitigação do abandono", destacou a gerente.

A Seduc vem trabalhando perspectivas operacionais junto ao Instituto Unibanco para alcançar as metas de 2021 enquanto estratégias que garantam a aprendizagem. Faz parte destas estratégias contabilizar os dados como indicadores que resultem em uma melhor metodologia a ser aplicada nas escolas. O monitoramento abrange os indicadores estruturantes de resultado voltado na frequência/acesso, aulas contabilizadas e notas, segundo dados disponibilizados no Painel de monitoramento no iSEDUC.

A gerente de Ensino Médio da Seduc, Regina Monteiro, destacou que este momento de alinhamento entre a Unea, demais setores da Seduc e Instituto Unibanco facilitará o entendimento na execução dos processos do Circuito de Gestão. "O Comitê Tático do Circuito de Gestão foi o momento de apresentação e orientações para darmos início à sistemática de monitoramento e avaliação dos resultados da Rede junto às GREs e escolas de ensino fundamental e médio regular. Apresentamos os indicadores educacionais e sua importância para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem", pontuou.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao