Seduc apresenta avanços históricos e projeta Piauí entre os melhores do país na educação
27/09/2025 10h33Fonte Governo do Piauí
Durante a Apresentação de Resultados de Políticas Públicas promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) nessa quinta-feira (25), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, apresentou os avanços que consolidam o Piauí como referência em qualidade de ensino. No encontro, o gestor destacou a universalização das escolas de tempo integral, que aumentaram a permanência dos alunos de quatro para oito horas, com currículo inovador, disciplinas tecnológicas, cursos técnicos e acompanhamento constante do desempenho escolar.Bandeira também destacou dados que mostram que a rede de tempo integral cresceu de forma acelerada. Em 2022, o estado tinha 96 escolas em 50 municípios, com 27 mil matrículas. Em 2025, o número chegou a todas as 512 escolas nos 224 municípios, atendendo mais de 82 mil estudantes. Com isso, o Piauí se tornou a única rede estadual do país com 100% das escolas de ensino médio em tempo integral, alcançando também o melhor ensino médio do Nordeste e o quarto melhor do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Imagem: Divulgação
Washington Bandeira destacou programas importantes, como a Robótica Seduc, o Seduc + English e o Programa de Empreendedorismo Seduc e Seduckathon.

O gestor ressaltou ainda programas importantes, como a Robótica Seduc, o Seduc + English e o Programa de Empreendedorismo Seduc e Seduckathon. “O Seduckathon é o ápice dessas ações para demonstrar como a escola pública oportuniza ao estudante ser protagonista na construção do seu futuro. Estamos disponibilizando as ferramentas para criar, inovar e empreender. É isso que chamamos de superchoque educacional e tecnológico”, afirmou o secretário Washington Bandeira.
Outro destaque do evento foi que o Piauí é o primeiro território das Américas a implementar a disciplina de inteligência artificial nas escolas, impactando mais de 120 mil estudantes. Em 2024, o estado conquistou também o 1º lugar do Brasil em percentual de matrículas na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.
Imagem: Divulgação

Na alfabetização, o Pacto pela Educação foca em ações conjuntas, como o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que atende 208 mil crianças de até 7 anos e já formou mais de 14 mil professores. O programa Alfabetiza Piauí já registra mais de 21 mil matrículas e 5.439 pessoas alfabetizadas, enquanto o Pacto pelas Crianças garantiu a entrega de 94 kits-creche e 11 brinquedopraças.
A infraestrutura das escolas também avançou. De 2023 a 2025, foram concluídas 522 obras, e mais de 300 estão em andamento. Mais de 100 unidades já foram entregues no padrão ouro, com laboratórios de informática e de ciências, salas de atendimento especializado e quadras poliesportivas. Hoje, 75% das escolas de tempo integral estão climatizadas, com cobertura de 100% em Teresina e em 103 municípios. O acesso à tecnologia também cresceu: em 2023, apenas 27,2% das escolas tinham laboratório de informática; agora, são 80%.
Imagem: Divulgação

“No final de outubro, teremos a Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e estamos muito confiantes. Nossos estudantes estão em escolas de tempo integral, com ensino de qualidade e infraestrutura melhorada. O foco é total em levar o Piauí ao primeiro lugar em qualidade da educação. Já entregamos 30 escolas em Teresina e temos cerca de 300 unidades em obras em todo o Piauí, passando por transformações para ficarem todas no padrão ouro”, pontuou o secretário.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook