Secretaria da Educação intensifica preparação de estudantes para 2ª fase da Obmep 2023

23/08/2023 14h42


Fonte Governo do Piauí

Frações, logaritmos e equações que assustam tantos estudantes não são problema para os 188 jovens de escolas públicas de diversos municípios piauienses que participam de um encontro, em Teresina, com aulas avançadas de matemática. Eles se preparam para participar da 2ª fase da Olimpíadas Brasileira de Matemática, que será realizada no dia 7 de outubro.

De 22 a 24 de agosto, jovens de 15 a 17 anos participam da Jornada Estadual de Matemática. Serão 30 horas de aulas abordando a matemática em um âmbito mais avançado e adequado para as Olimpíadas. Essa é a primeira vez que a Seduc realiza uma preparação intensiva para a Obmep reunindo estudantes de todo o estado.

“Reunimos professores e estudantes talentosos que já possuem um histórico dedicado à matemática para ter este momento de aprimoramento para a segunda fase da Obmep. A orientação e a intermediação dos professores são fundamentais nesse processo de aprendizagem e este espaço de preparação servirá para mobilizar os estudantes para que eles passem a ser multiplicadores deste conhecimento em suas escolas”,
disse o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), Allyson de Sousa Almeida, de 17 anos, aluno do ensino médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Monsenhor Raimundo Nonato, em Teresina, diz que o interesse pela matemática surgiu ao manusear os ábacos na escola como forma de brincar.

“Eu sempre tive interesse pela matemática e o incentivo da escola para fazer a Obmep foi essencial para ter estes resultados com o apoio dos professores e da sala de estudo. A sensação de receber a medalha de ouro foi única e agora estou me preparando para esta edição. O meu futuro é com a matemática na área da programação, como profissão, no apoio a outros estudantes com aulas e o incentivo à nova geração”, disse o estudante.

Uma das estudantes que está em Teresina é Mikaela Magalhães Brandão Veras, premiada na Obmep, com a medalha de bronze e duas pratas, além de um ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais. A estudante do Ceti Inês Maria de Sousa Rocha, em Piracuruca, participa de olimpíada desde o ensino fundamental.

“O desafio de ter um problema matemático e conseguir resolver é o que mais me motiva a estudar essa disciplina. Sempre busquei me preparar por meio das provas das edições anteriores e nas mais diversas olimpíadas de matemática. A sensação de ganhar uma medalha foi muito boa. Eu quero muito que a matemática esteja presente em meu futuro”,
projeta a estudante.

Os 23 professores que preparam os jovens têm experiência em competições e são de municípios como Teresina, Bom Jesus, Piracuruca e Cocal dos Alves. O professor de matemática Rafael Araújo de Souza, atua no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Liceu Parnaibano, em Parnaíba, e prepara há três anos os jovens para competições. Ele avalia que o ganho dos estudantes vai muito além dos prêmios conquistados. “Este é um modelo de preparação para as provas de matemática que se soma ao trabalho já realizado pelas escolas no cotidiano. O diferencial aqui é que os professores e os estudantes podem compartilhar suas experiências e ter este tempo mais dedicado de preparação para a prova da Obmep”, comenta o docente.

Os estudantes que participam da Jornada Estadual de Matemática foram selecionados a partir dos resultados positivos obtidos na primeira edição do Torneio de Matemática (TME²).

Dentro da programação da jornada está a solenidade de premiação dos vencedores do torneio e palestra com o paraibano Leonardo Lima, vencedor de seis medalhas de ouro e uma de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Confira as últimas notícias sobre Educação: florianonews.com/educacao
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: obmep, professores, escolas