Proposta inclui segurança e saúde do trabalho no currículo escolar

16/03/2024 13h53


Fonte Agência Câmara de Notícias

Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos DeputadosJosé Guimarães destaca que perspectiva da formação deverá ser prática(Imagem:Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)José Guimarães destaca que perspectiva da formação deverá ser prática

O Projeto de Lei 559/24 estabelece que o currículo da educação básica deverá incorporar noções de segurança e saúde no trabalho como tema transversal. O texto, em análise na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

“Não se tratará de formação profunda, mas dos ensinamentos, sob perspectiva contextualizada, crítica e prática, do que a sociedade entende como aceitável ou desejável”, explicou o autor da proposta, deputado José Guimarães (PT-CE).

Segundo ele, 392,6 mil notificações de saúde relacionadas ao trabalho foram registradas em 2022. Do total, 72,7% referiram-se a acidentes graves – casos que resultaram em mortes ou mutilações ou envolveram menores de 18 anos.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Tópicos: projeto, lei, trabalho