Projeto Não Desista do seu Futuro alerta para índices de evasão escolar no Brasil após a pandemia

11/10/2020 10h41


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoProjeto Não Desista do seu Futuro alerta para índices de evasão escolar no Brasil após a pandemia(Imagem:Reprodução)
 A pesquisa “Juventudes e a pandemia do Coronavirus”, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), aponta que 30% dos 33 mil jovens entrevistados pensam em deixar a escola. Entre os que planejam fazer o Enem, 49% já pensaram em desistir.

Em um esforço conjunto para enfrentar a questão da evasão escolar, Globo, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 25 organizações ligadas a educação lançam o projeto “Não Desista do seu Futuro”, que incentiva o fortalecimento do vínculo entre estudante e escola.

“A Globo tem uma preocupação histórica com a educação. Sempre atuamos de forma mobilizadora para valorizar a educação e lutar contra a evasão escolar, através do entretenimento, do jornalismo e de campanhas. Este ano, com a pandemia, a questão da evasão piorou muito. Por isso foi feita esta coalizão da Globo e da Fundação Roberto Marinho, com o poder público e organizações sociais comprometidas com a educação, por este projeto para apoiar pais, professores e alunos a manterem sua conexão com a educação e com a escola”, afirma Sergio Valente, diretor de Marca e Comunicação da Globo.

A mobilização começa neste domingo (11), com o lançamento de um filme com música inédita interpretada por Carlinhos Brown e a cantora Lexa, numa parceria com a gravadora Som Livre. A letra foi composta por Brown em parceria com Sergio Valente.

"Se não dá para ir à escola agora, não deixe a escola ficar longe de você. Ligue, clique, se conecte. Não desista do direito... Seu direito de aprender", diz um trecho da letra. Uma prévia da faixa será cantada ao vivo, na voz de Brown, durante a final do "The Voice Kids".

O objetivo da mobilização é oferecer aos estudantes, suas famílias e professores informações que os ajudem a dar continuidade aos estudos diante dos diferentes contextos e realidades que todos teremos que enfrentar após a pandemia.

"A evasão escolar merece toda atenção da sociedade; não só pelo momento de pandemia que estamos passando, mas também por ser um dos principais fatores de desigualdade no país. Não podemos permitir que crianças e jovens desistam do seu futuro. Comprometer o futuro das juventudes é comprometer o desenvolvimento de toda uma nação", afirma Wilson Risolia, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho.

O site tmjsempre.org.br vai reunir propostas de ações e soluções para combater a evasão escolar. Os conteúdos são produzidos pelas mais de 25 entidades parceiras no projeto e têm a função de prestação de serviços, oferecendo caminhos para apoiar estudantes, a família e os professores para enfrentar a questão.

Estarão disponíveis videoaulas, webinários, jogos e metodologias, entre outros conteúdos, que serão atualizados constantemente.

"Essa campanha vem para se somar a todos os esforços que estamos fazendo neste momento no qual as aulas presenciais estão suspensas em decorrência da pandemia. Precisamos garantir o direito de cada criança e cada adolescente à educação e, sobretudo, manter o vínculo com os estudantes e famílias. É um momento complicado pra todos nós e o esforço conjunto é muito válido para darmos conta dos desafios postos", ressalta Luiz Miguel Martins Garcia, Presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP.

Cecilia Motta, secretária de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, ressalta o poder de comunicação da Globo para chegar a todos os brasileiros.

"Manter o vínculo do estudante com a escola é um dos principais desafios que enfrentamos neste momento, em que a maior parte das escolas públicas promove o processo de ensino e aprendizagem de forma remota. Portanto, contar com essa rede de apoio, liderada pela Globo e pela Fundação Roberto Marinho, faz toda a diferença para que uma mensagem de incentivo, força e esperança possa chegar a todos os pais e alunos. Não podemos deixar nenhum estudante para trás."

O projeto "Não Desista do Seu Futuro" é uma parceria Globo, Consed, Undime, Fundação Roberto Marinho, Unicef, Unesco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Fundação Telefonica – Vivo, Instituto BEI, Instituto Natura, Instituto Oi Futuro, Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Votorantim, Itaú Educação e Trabalho, Itaú Social, Instituto Alana, Cenpec, Comunidade Educativa Cedac, CIEB, Ensina Brasil, FGV, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Futura, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Sonho Grande, ISMART, Movimento Colabora, Movimento pela Base, Nova Escola, Parceiros da Educação, Porvir e Todos pela Educação.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao