Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa comemora dois anos

25/05/2023 12h31


Fonte Governo do Piauí

Todos de mãos dadas pela educação. Esse é o lema que consolidou o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que completa dois anos de existência nesta quarta-feira (24). Criado em maio de 2021 pelo Governo do Piauí, o programa atua para otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, por meio do diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para garantir às crianças piauienses o direito de serem alfabetizadas na idade certa.

O PPAIC encabeçou o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma. Atualmente, configura-se como o maior programa em regime colaborativo do Piauí, impactando mais de 155 mil estudantes.

Convencido de que o regime de colaboração é um conceito central para o sucesso das políticas educacionais, na próxima segunda-feira (29) o governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, lançam o projeto Pacto Pela Educação, uma iniciativa que faz parte do programa Acelera Seduc, que tem como objetivo trazer mais clareza acerca das responsabilidades compartilhadas e comuns do Estado e municípios na implementação de ações nos diferentes sistemas de ensino.

“A ideia é somar esforços e dividir responsabilidades para que possamos trabalhar de forma sistemática e formar uma rede de educação integrada que ofereça ensino de qualidade a todos os piauienses. A alfabetização na idade certa pode determinar futuros, promovendo formação integral das nossas crianças e as preparando para a vida e a cidadania”,
esclarece Washington Bandeira, secretário da Educação.

Por meio de um decreto, ficará, portanto, institucionalizado o Pacto pela Educação no Piauí, que indicará claramente as responsabilidades e papéis de todos os envolvidos, bem como as frentes de atuação do projeto.

Prêmio Alfa-10

Na ocasião da solenidade de assinatura do decreto que cria o Pacto pela Educação, 12 escolas receberão o Prêmio Alfa-10. Em sua primeira edição, a honraria premia as escolas públicas estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), referente ao ano de 2021, aferido por meio da submissão de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Além de reconhecer e valorizar a gestão educacional das escolas com foco na aprendizagem dos alunos, a iniciativa também promove o apoio pedagógico e financeiro às escolas que apresentaram os menores índices educacionais. Esse apoio será dado pelo desenvolvimento de ações de Cooperação Técnico-Pedagógica, junto com uma escola Premiada, a partir de um plano elaborado previamente.

Conheça as 12 escolas premiadas:

1. Escola Reunida Francisco das Chagas Sousa (São José do Divino)

2. Escola Municipal Almerinda da Fonseca (Bom Jesus)

3. Unidade Escolar Gabriel Lima (Castelo do Piauí)

4. Escola Municipal Padre João Batista Gougeon (Água Branca)

5. Unidade Escolar Monsenhor Uchôa (Domingos Mourão)

6. Escola Municipal Floresta Moderna (Bom Jesus)

7. Escola Municipal Tia Amélia (José de Freitas)

8. Unidade Escolar Dirceu Mendes Arcoverde (Floresta do Piauí)

9. Escola Municipal Virgínia Freire (Coivaras)

10. Unidade Escolar Jorge Rodrigues dos Santos (Currais)

11. Escola Municipal São Francisco (Inhuma)

12. Escola Municipal Orlando Geraldo Rego de Carvalho (Teresina).



Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: escolas, programa, ensino