Professor de SC relata transtornos com indisponibilidade de plataforma

28/07/2021 07h00


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarNo IFSC, o professor informou que a Pró-Reitoria da Instituição irá reorganizar os prazos para envio de documentação de candidatos que desejam participar de editais de pesquisa que(Imagem:Reprodução)

O professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e coordenador de Pesquisa do Campus Gaspar, no Vale do Itajaí, Anderson da Silva Honorato, tentou atualizar o currículo acadêmico na Plataforma Lattes nesta segunda-feira (26). Porém, não conseguiu e a página informava que a "conexão foi redefinida".

Ele relatou que houve transtornos para a instituição por causa do não funcionamento da plataforma. O IFSC chegou a reorganizar prazos de editais próprios (veja mais informações abaixo).

No sábado (24), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, informou que todos os sistemas e plataformas próprios estavam indisponíveis. Nesta terça-feira (27), os dados continuavam fora do ar. O órgão informou que identificou o problema da instabilidade, mas não deu prazo para o restabelecimento da rede.

“Isso gera um certo transtorno, porque não conseguimos acessar a plataforma. [o Lattes] É um pré-requisito para vários editais. Você não consegue acessar. Se você precisa atualizar, você fica de mãos atadas. Isso dificulta bastante o trabalho", disse o professor.

No IFSC, o professor informou que a Pró-Reitoria da Instituição irá reorganizar os prazos para envio de documentação de candidatos que desejam participar de editais de pesquisa que estão abertos na unidade.

"Há alguns editais de pesquisa que os alunos bolsistas precisam ter o currículo Lattes, é pré-requisito. Mas alguns alunos que ainda não tinham foram tentar fazer. Mas como a plataforma está fora do ar, eles não conseguem fazer. Por isso os prazos serão reorganizados", afirmou.
"Minha maior preocupação é se os dados foram perdidos, porque o comentário que se faz é que pode ser que não havia backup [cópia de segurança]. Como iremos fazer? Porque são anos e anos trabalhando e alimentando o currículo, não é algo que se faz em um dia. Seria um transtorno ter que fazer tudo isso novamente, é todo um processo para cadastrar", disse .

Nesta terça, o CNPq informou que identificou o problema que retirou do ar todos os seus sistemas e plataformas, e garantiu que não houve perda dos dados de pesquisas e pesquisadores do país. Mesmo com a declaração do órgão, o professor vê a situação com receio.

O CNPq, a agência federal de fomento à pesquisa, tem a maior e mais importante plataforma científica do Brasil, reunindo toda a produção cientifica nacional, como projetos, pesquisas e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e universidades brasileiras. O órgão também é responsável pelo pagamento de bolsas a cientistas no país.


Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao