Professor de literatura lista escritores brasileiros que devem estar no Enem 2020

14/12/2020 15h07


Fonte G1 PI

Imagem: Arquivo pessoalProfessor Rômulo Arantes, de Literatura.(Imagem:Arquivo pessoal)Professor Rômulo Arantes, de Literatura.

A prova de literatura do Enem costuma preocupar os estudantes, que temem a quantidade de conteúdo que terão de esmiuçar para garantir uma boa nota. Mas o professor Rômulo Arantes indica o caminho das pedras e lista aqui os autores que devem cair na prova.

Dica de ouro: em 2020, dois dos mais importantes escritores brasileiros completariam cem anos: o pernambucano João Cabral de Melo Neto e a naturalizada pernambucana e nascida na Ucrânia Clarice Lispector. Não esqueça deles!

Os principais autores para o Enem 2020

Segundo o professor Rômulo, é essencial estudar os principais nomes das três grandes escolas literárias brasileira, e não correr o risco de ficar boiando sobre nenhuma delas: o romantismo (século XIX), o modernismo (1920) e o pós-modernismo (1945).

Romantismo
  • Gonçalves Dias: poeta, professor, crítico de história, etnólogo, nasceu em Caxias, no Maranhão, em 10 de agosto de 1823. Entre as suas principais obras, estão “Canção do Exílio”, “Os Timbiras”, “I-Juca Pirama”.
  • Alvares de Azevedo: poeta, contista e ensaísta, nasceu em São Paulo, a 12 de setembro de 1831. O escritor deixou obras marcantes para a literatura, como “Lira dos Vinte Anos”, “Noite na Taverna” e “Macário”.
  • Castro Alves: nasceu em Muritiba, BA, em 14 de março de 1847, e ficou conhecido como o “Poeta dos Escravos”, por conta do seu trabalho de cunho abolicionista. Entre suas princiapis obras estão "O navio negreiro" e "Os escravos".
  • José de Alencar: advogado, jornalista, político, orador, romancista e teatrólogo, nasceu em Messejana (atual bairro de Fortaleza), Ceará, em 1º de maio de 1829. “O Guarani”, “Senhora”, “Til”, “Iracema” e “A Viuvinha” são alguns romances importantes do autor, histórias publicadas inicialmente no formato folhetim.
Modernismo

Primeira fase:
  • Oswald de Andrade: poeta, escritor, ensaísta e dramaturgo, nasceu em janeiro de 1890. Em suas viagens pelo exterior, Oswald conheceu as vertentes da arte moderna na Europa. Inspirado, voltou para o Brasil e escreveu os primeiros textos com estilo modernista.
  • Mario de Andrade: poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta e fotógrafo brasileiro, nasceu em outubro de 1993. O escritor ajudou a organizar a Semana de Arte Moderna de 1922 ao lado do amigo Oswald de Andrade. Entre suas obras mais importantes do autor estão “Amar, verbo intransitivo”, “Macunaíma” e “Paulicéia Desvairada”.
Segunda fase
  • Manoel Bandeira: poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor, nasceu em outubro de 1968, em Recife, no Pernambuco. Entre suas principais obras estão "Carnaval" e "A cinza das horas". Seu poema "Os Sapos", lido por Ronald de Carvalho, abriu a Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Cecília Meireles: jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira, nasceu em novembro de 1901, em Rio Comprido (RJ). Além da carreira literária, o papel na educação também é lembrado. Cecília fundou a primeira biblioteca infantil do país. “Romanceiro da Inconfidência”, “Viagem” e “Ou isto ou aquilo” são algumas obras que marcam sua carreira.
  • Vinícius de Morais: poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor, nascido em outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Foi um poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia o apelido "poetinha". É autor de “Soneto de Fidelidade”, e da peça “Orfeu da Conceição”, e um dos precursores do ritmo Bossa Nova.
  • Mario Quintana: poeta, tradutor e jornalista, nasceu em julho de 1906, em Alegrete (RS). conhecido como o “poeta das coisas simples”, e um dos mais queridos pelos leitores brasileiros.
  • Carlos Drummond de Andrade: poeta, contista e cronista, considerado por muitos como o poeta mais influente da literatura brasileira, nasceu em outubro de 1902, em Itabira (MG). Dono de uma poesia concreta, objetiva e com linguagem mais popular. Entre suas principais obras estão "A Rosa do Povo".
Terceira Fase
  • João Guimarães Rosa: escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico, nasceu em junho de 1908. Um dos principais representantes do regionalismo brasileiro, característica da terceira fase do modernismo. Como atuou como médico e diplomata, começou a publicar aos 38 anos. Entre suas principais obras está o clássico "Grande Sertão: Veredas".
  • Clarice Lispector: escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia em dezembro de 1920, Clarisse é uma das autoras brasileiras mais populares nacional e mundialmente. Entre suas principais obras estão "Uma Aprendizagem: ou o Livro dos Saberes". Em 2020, ela completaria cem anos de idade.
  • João Cabral de Melo Neto: poeta e diplomata nascido em janeiro de 1920, em Recife (PE). Inspirado desde criança pela literatura de cordel, João Cabral produziu uma poesia objetiva e racional. Entre suas principais obras estão "Cão sem Plumas" e "Morte e Vida Severina". O poeta completaria cem anos em 2020.
Pós-modernismo
  • Manoel de Barros: poeta nascido em 1916, em Cuiabá (MT), ficou conhecido pela sua poética bastante livre e que versava sobre as coisas pequenas e singelas, observando o mundo a partir do universo particular. Entre suas principais obras está o "Livro das Ignorãças".
  • Lygia Fagundes Teles: considerada "a maior escritora brasilelira viva", Lygia Fagundes nasceu em abril de 1923, em São Paulo. Foi presidente da Cinemateca Brasileira e indicada ao prêmio Nobel de literatura em 2016. Entre suas principais obras estão "As Meninas" e "A Estrutura da Bolha de Sabão".
  • Dalton Trevisan: escritor nascido em Curitiba (PR), em 1925, Dalton Trevisan ficou conhecido pelo estilo conciso de seus contos, e dos temas controversos explorados por ele. É conhecido também pelo seu jeito recluso de viver. Sua obra principal é "O Vampiro de Curitiba".
  • Ferreira Gullar: escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta e um dos fundadores do neoconcretismo, nasceu em 10 de setembro em São Luís, no Maranhão. A obra de Ferreira Gullar ficou marcada principalmente pelas questões políticas e sociais. O posicionamento político, inclusive, fez com que Gullar fosse exilado durante o regime militar brasileiro.
Movimentos pós-modernos:
  • Concretistas: movimento artístico iniciado nos anos 50, o concretismo era notadamente racionalista, buscando na arte a expressão de um geometrismo extremo. Os maiores expoentes concretistas no Brasil são os irmãos Haroldo (1929) e Auguso de Campos (1931) e Décio Pignatari (1927), todos eles paulistas.
  • Literatura marginal (ou geração mimeógrafo): resultado da forte repressão quehavia contra o trabalho artístico durante o regime militar de governo no Brasil durante as décadas de 60 a 80, a geração marginal da literatura brasileira se caracterizou por uma produção que buscava fugir dos padrões estéticos e editoriais da época. Entre suas característica está distribuição "caseira" das obras, daí o apelido "geração mimeógrafo", e sua influência segue até hoje nos trabalhos de jovens de periferia de capitais brasileiras. Entre seus principais nomes está o nosso "anjo torto", o poeta, letrista , jornalista e cineasta piauiense Torquato Neto (1944), além do escritor, poeta, crítico literário, tradutor e professor curitibano Paulo Leminski (1944) e a poeta, crítica literária, professora e tradutora Ana Cristina César (1952).

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: professor, obras, escritor