Professor de geografia dá dicas para responder questões sobre movimentos migratórios no Enem 2020

14/01/2021 10h55


Fonte G1 PI

Nos últimos anos, os movimentos migratórios de pessoas pelo planeta estiveram sempre nos principais noticiários do país e do mundo. Segundo o professor Mário Jorge, de Geografia, é mais um motivo para os candidatos ficarem atentos a esse tema para o Enem 2020.

“Sempre estão presentes nos vestibulares questões envolvendo fluxos migratórios. Fique esperto nisso”, disse o professor.

A dica do Ingresso Universitário de hoje vai trabalhar a Habilidade 30 da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias:

Habilidade 8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

“Temos grandes metrópoles do mundo, temos inclusive no Brasil, em que o fluxo migratório é muito intenso”, disse o professor. Abaixo, listamos os principais tipos de fluxo migratório:

Movimento Pendular

É o tipo de movimento que as pessoas fazem diariamente de uma cidade para outra. São pessoas trabalham ou estudam em uma cidade, geralmente uma metrópole, e voltam para casa em uma cidade satélite.

Para esse tipo de movimento, temos o exemplo local: há pessoas que moram em Altos e Timon (MA), mas trabalham ou estudam em Teresina.

Movimento sazonal ou transumância

Ocorre quando pessoas se deslocam de uma localidade para outra por determinado período de tempo, e depois retornam. “Temos como exemplo os ciclos de colheita. O que nos lembra do Movimento boia-fria e suas implicações”, comentou o professor. Acontece também quando alguém vai para outro local para estudar.

Migração permanente

Ocorre quando as pessoas decidem ir de vez para outro local, para passar lá vários anos ou um período indeterminado. Há vários motivos para que os povos façam a migração permanente. No passado, o Brasil ficou marcado pelo êxodo rural, um tipo de migração que ocorre quando um grande número de pessoas que vivem no campo se desloca para as cidades, em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Mais recentemente o mundo assistiu ao drama do povo da Síria, que tiveram que deixar suas casas para fugir da guerra que assolou região. “Vimos uma série de problemas que tivemos no Oriente Médio, que acabou gerando um grande fluxo de refugiados para o mundo europeu”, comentou o professor.

Evolução do crescimento populacional

O professor Mário Jorge chama atenção ainda para essa questão. O professor chama atenção para a situação populacional do Brasil.

“O que está sendo visto hoje? A população está em processo de desaceleração de seu crescimento. Aqui no Brasil nós estamos passando por um processo de envelhecimento populacional: o aumento da quantidade de idosos, redução da quantidade de jovens”, disse.

Lembre-se também do Bônus Demográfico: “a concentração muito grande de pessoas em idade ativa, produzindo, gerando riquezas, mas que lá na frente vão ser pessoas que vão entrar na aposentadoria, concentrando e sobrecarregando a previdência”, explicou.

Veja mais notícias sobre Educação, clique em florianonews.com/educacao

Tópicos: movimento, pessoas, brasil