Professor dá seis dicas sobre como montar sua rotina de estudos para o Enem 2020

05/12/2020 19h20


Fonte G1 PI

Imagem: Green Chameleon/UnsplashProfessor dá seis dicas sobre como montar sua rotina de estudos para o Enem 2020(Imagem:Green Chameleon/Unsplash)Professor dá seis dicas sobre como montar sua rotina de estudos para o Enem 2020

A pouco mais de seis semanas para o primeiro dia de provas do Enem 2020, o G1 trouxe uma lista de dicas para os estudantes que precisam conquistar uma rotina de estudos equilibrada e eficiente.

As dicas são do professor de matemática Fernando Gomes, que adianta: “A organização da rotina é algo bastante individualizada, pois cada aluno tem suas particularidades e metodologias apropriadas para o seu aprendizado”. Confira abaixo a lista de dicas:

Disciplina

A primeira parte das nossas dicas dizem respeito à organização de um local e de uma rotina de estudos. O conselho principal do professor Fernando é para que o estudante busque um lugar confortável, um horário que lhe agrade, e respeite seu tempo de estudo e de descansos.
  • Seu cantinho de estudos - “Separe um ambiente organizado e confortável somente para o momento dos estudos, com uma boa iluminação e, preferencialmente, sem ruídos.”
  • Reprogramando o cérebro - “Se sempre usar esse mesmo local para o momento dos estudos, ao sentar-se no ambiente, no horário já pré definido, o seu cérebro já entenderá o recado de que é momento de deixar todas as distrações para estudar.”
  •  
  • Equilíbrio entre estudo e descanso – “Para evitar a fadiga, procure não permanecer horas diretas apenas estudando. Geralmente, a nossa mente costuma manter a concentração por 30-40 minutos seguidos, precisando de um intervalo de pelo menos 5 minutos após esse tempo. Organize, previamente, seus horários de pausas e siga-os rigorosamente.”
  •  
  • Cada um com sua rotina – "Alguns conseguem concentrar-se mais à noite, outros durante o dia. Mas, independente do horário escolhido, é essencial proteger o horário do sono, pois esse momento é indispensável para a fixação da memória”.
Rotina pessoal

Corpo são, mente sã! A dicas abaixo focam no bem-estar do estudante. Afinal, forçar o corpo em uma rotina extenuante pode causar ansiedade, atrapalhar o aprendizado e dificultar a memorização.
  • Sono é indispensável para a memorização – “Estabeleça horários fixos para ir para cama e para acordar, além de evitar a ingestão de alimentos/bebidas energizantes próximo à hora de dormir. Dessa forma, mantendo a higiene do sono, você garante a fixação do conteúdo adquirido ao longo do dia, além de preparar o seu organismo para o dia seguinte
  •  
  • Atividade física – “Estudos já comprovam a contribuição do exercício físico no aumento da oxigenação cerebral e na qualidade do sono, o que, consequentemente, ajuda no aprendizado. Assim, mesmo com a rotina extensa de revisões nesse período próximo ao vestibular, é importante separar, pelo menos, 30 minutos diários para a prática de atividades físicas, como exercícios aeróbicos”

Tópicos: dicas, estudos, rotina