Piauí terá representantes na etapa nacional da Olimpíada de Geografia

28/09/2021 14h46


Fonte 180graus.com

Imagem: ReproduçãoPiauí terá representantes na etapa nacional da Olimpíada de Geografia(Imagem:Reprodução)Piauí terá representantes na etapa nacional da Olimpíada de Geografia

A rede de pública estadual de ensino comemora medalhas de ouro, prata e bronze na VI Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021, VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e na IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) Resultado Etapa Nacional, Fases 1 a 3. Estudantes do CETI Zacarias de Gois (Liceu), de Teresina; e da U. E. Alberto Leal Nunes, de Regeneração, acumulam diversas medalhas com as equipes inscritas.

Com o objetivo de promover a capacidade dos estudantes de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, a competição é formada por 4 fases on-line, sendo que três já foram concluídas. A 4ª fase, que é nacional, deverá acontecer em outubro e o resultado final divulgado no dia 30 de novembro.

De acordo com a professora de Geografia CETI Zacarias de Gois, Clemilda Bandeira, a escola teve 11 equipes, compostas cada uma por três estudantes do ensino médio, inscritas no evento e 3 delas foram premiadas com medalhas na etapa estadual e a equipe ouro representará o Piauí na etapa nacional.

“Eles concorreram com alunos do Brasil inteiro e conseguiram conquistar medalhas de ouro, prata e bronze. Isso é de grande importância para todos nós professores, alunos e, principalmente, para os estudantes da escola pública, pois demonstra que com competência, capacidade e esforço, em um período de pandemia, nós tivemos êxito”, disse a professora.

Com encontros semanais remotos às quintas-feiras, os estudantes foram preparados com resolução de questões, revisões e auxílio de acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O medalhista de ouro do Liceu, Ricardo Emanoel, 2° ano B, disse que a preparação foi intensa, mas a equipe ?Exploradores Novo Mundo? se empenhou e manteve o foco para competição.

“Foi bem inesperado quando recebi o resultado. Meu colega me ligou a noite e disse que tínhamos ganhado a medalha. Eu fiquei surpreso e corri para olhar o site e quando vi que tinha sido medalha de ouro fiquei muito feliz”, disse Ricardo.

Em Regeneração, distante 150 km da capital, 9 equipes (27 alunos do 1° ao 3° ano) foram inscritas com estudantes da U. E. Alberto Leal Nunes e 18 estudantes conquistaram medalhas de bronze, de 6 equipes. “Essas questões relacionadas às Olimpíadas já têm uma certa prática aqui na escola. Nós tivemos destaque, também, na Olimpíada de História como a escola que teve a única equipe de escola pública do estado na final da Olimpíada de História de 2021 e logo em seguida iniciamos a Olimpíada de Geografia”, disse o diretor da escola Ismael Lima Dantas.