Piauí terá representantes na etapa nacional da Olimpíada de Geografia
28/09/2021 14h46Fonte 180graus.com
Imagem: Reprodução
Piauí terá representantes na etapa nacional da Olimpíada de Geografia
Piauí terá representantes na etapa nacional da Olimpíada de GeografiaA rede de pública estadual de ensino comemora medalhas de ouro, prata e bronze na VI Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021, VI Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e na IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT) Resultado Etapa Nacional, Fases 1 a 3. Estudantes do CETI Zacarias de Gois (Liceu), de Teresina; e da U. E. Alberto Leal Nunes, de Regeneração, acumulam diversas medalhas com as equipes inscritas.
Com o objetivo de promover a capacidade dos estudantes de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, a competição é formada por 4 fases on-line, sendo que três já foram concluídas. A 4ª fase, que é nacional, deverá acontecer em outubro e o resultado final divulgado no dia 30 de novembro.
De acordo com a professora de Geografia CETI Zacarias de Gois, Clemilda Bandeira, a escola teve 11 equipes, compostas cada uma por três estudantes do ensino médio, inscritas no evento e 3 delas foram premiadas com medalhas na etapa estadual e a equipe ouro representará o Piauí na etapa nacional.
“Eles concorreram com alunos do Brasil inteiro e conseguiram conquistar medalhas de ouro, prata e bronze. Isso é de grande importância para todos nós professores, alunos e, principalmente, para os estudantes da escola pública, pois demonstra que com competência, capacidade e esforço, em um período de pandemia, nós tivemos êxito”, disse a professora.
Com encontros semanais remotos às quintas-feiras, os estudantes foram preparados com resolução de questões, revisões e auxílio de acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O medalhista de ouro do Liceu, Ricardo Emanoel, 2° ano B, disse que a preparação foi intensa, mas a equipe ?Exploradores Novo Mundo? se empenhou e manteve o foco para competição.
“Foi bem inesperado quando recebi o resultado. Meu colega me ligou a noite e disse que tínhamos ganhado a medalha. Eu fiquei surpreso e corri para olhar o site e quando vi que tinha sido medalha de ouro fiquei muito feliz”, disse Ricardo.
Em Regeneração, distante 150 km da capital, 9 equipes (27 alunos do 1° ao 3° ano) foram inscritas com estudantes da U. E. Alberto Leal Nunes e 18 estudantes conquistaram medalhas de bronze, de 6 equipes. “Essas questões relacionadas às Olimpíadas já têm uma certa prática aqui na escola. Nós tivemos destaque, também, na Olimpíada de História como a escola que teve a única equipe de escola pública do estado na final da Olimpíada de História de 2021 e logo em seguida iniciamos a Olimpíada de Geografia”, disse o diretor da escola Ismael Lima Dantas.












